https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15059
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alexiasilvafernandes.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Martins, Elita Betania de Andrade | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9432703757983593 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Rubens Luiz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/2742561480615281 | pt_BR |
dc.creator | Fernandes, Alexia Silva | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-09T13:32:33Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18 | - |
dc.date.available | 2023-02-09T13:32:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15059 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal compreender como foi o processo de busca de formação docente durante o período de pandemia, buscando responder a questão que originou através da minha participação do grupo de pesquisa GESE: “O Youtube foi utilizado como espaço de formação para os professores lidarem com as novas demandas do Ensino Remoto Emergencial (ERE)?”. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa documental realizada por meio de um levantamento de vídeos mais visualizados dentro da plataforma do Youtube, esses vídeos são os tutoriais mais visualizados voltados para a prática docente, demonstrando o quanto essa tecnologia influenciou o cotidiano desses professores. Ademais, a influência das tecnologias apresentou uma série de aplicativos que estavam ligados a Coalizão da Unesco que proporcionaram a adequação das escolas por meio de criação de salas de aulas virtuais e videoconferência, isso demonstra o processo de privatização da escola e também a promoção da desigualdade em nossa sociedade por meio da implementação do ensino remoto com o viés de cumprir o calendário escolar no ano de 2020. Por fim, diante desse processo de busca realizado pelos professores, a obtenção dos resultados dessa pesquisa demonstrou a ausência de condições de trabalho que muitos docentes enfrentaram e principalmente a precarização do trabalho docente já que muitos não obtiveram suporte da escola e precisaram buscar um meio de formação rápido. Esse processo enfatizou ainda mais a implementação do Youtube nas práticas dos professores e ainda mais conteúdos relacionados a formação/capacitação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Tutoriais | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Formação docente por meio do Youtube: a preparação dos professores para lidarem com as novas demandas do ensino remoto emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License