Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1480
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
altamirobatistadarochajunior.pdf746.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Abordagens cronológicas no ensino de matemática financeira
Autor(es): Rocha Junior, Altamiro Batista da
Primeiro Orientador: Faria, Luiz Fernando de Oliveira
Membro da banca: Afonso, Luís Fernando Crocco
Membro da banca: Rodrigues, Rodrigo da Silva
Resumo: Este trabalho traz uma proposta de abordagem introdutória para o ensino de Matemática Financeira no ensino médio, que chamamos de Abordagem Cronol ógica, isto é, uma abordagem que valorize o correr natural do tempo, que analise etapa por etapa da evolução de uma dívida ou de um investimento. Desse modo podemos ter o aluno analisando o que realmente acontece per íodo a período, tirando conclusões e, assim, se tornando autônomo. Como embasamento teórico, buscamos pela história da Matemática justi cativas para as práticas usuais no mercado, principalmente as que aparentam ter culminado no surgimento do número e.
Abstract: This paper proposes an introductory approach to Financial Math teaching in high-school, what we called Chronological Approach, that is, an approach that values the natural ow of time, which analyzes step by step the evolution of a debt or of an investment. This way, we can have the student analyzing what really happens in each period, drawing conclusions and, thus, becoming autonomous. As theoretical foundation, we looked through Mathematics History for explanations for the usual practices in the market, especially the ones that appears to have culminated in the emerging of the number e.
Palavras-chave: História da Matemática
Cronologia
Matemática Financeira
Mathematics History
Chronology
Financial Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1480
Data do documento: 4-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.