https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1480
File | Description | Size | Format | |
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altamirobatistadarochajunior.pdf | 746.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Faria, Luiz Fernando de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735580H9 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Afonso, Luís Fernando Crocco | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790627U2 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Rodrigo da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4712579U2 | pt_BR |
dc.creator | Rocha Junior, Altamiro Batista da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4381922A8 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-27T19:33:07Z | - |
dc.date.available | 2016-05-12 | - |
dc.date.available | 2016-06-27T19:33:07Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1480 | - |
dc.description.abstract | This paper proposes an introductory approach to Financial Math teaching in high-school, what we called Chronological Approach, that is, an approach that values the natural ow of time, which analyzes step by step the evolution of a debt or of an investment. This way, we can have the student analyzing what really happens in each period, drawing conclusions and, thus, becoming autonomous. As theoretical foundation, we looked through Mathematics History for explanations for the usual practices in the market, especially the ones that appears to have culminated in the emerging of the number e. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho traz uma proposta de abordagem introdutória para o ensino de Matemática Financeira no ensino médio, que chamamos de Abordagem Cronol ógica, isto é, uma abordagem que valorize o correr natural do tempo, que analise etapa por etapa da evolução de uma dívida ou de um investimento. Desse modo podemos ter o aluno analisando o que realmente acontece per íodo a período, tirando conclusões e, assim, se tornando autônomo. Como embasamento teórico, buscamos pela história da Matemática justi cativas para as práticas usuais no mercado, principalmente as que aparentam ter culminado no surgimento do número e. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Cronologia | pt_BR |
dc.subject | Matemática Financeira | pt_BR |
dc.subject | Mathematics History | pt_BR |
dc.subject | Chronology | pt_BR |
dc.subject | Financial Mathematics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Abordagens cronológicas no ensino de matemática financeira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
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