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Tipo: Tese
Título: Erotismo e imagens religiosas nas obras de Matheus de Simone e Antônio Obá: uma abordagem dos símbolos a partir de Carl Gustav Jung
Autor(es): Terra Júnior, Rogério
Primeiro Orientador: Lages, Sônia Regina Corrêa
Membro da banca: Noé, Sidnei Vilmar
Membro da banca: Christofoletti, Patrícia Ferreira Moreno
Membro da banca: Higuet, Etienne Alfred
Membro da banca: Bonfatti, Paulo Ferreira
Resumo: A conjugação de elementos de erotismo com símbolos religiosos cristãos é recorrente na arte imagética realizada no ocidente católico, com reações diversas por parte do público. Na arte brasileira da última década, esta conjugação de elementos ocasionou reações virulentas da parte de fiéis e de lideranças religiosas, sob a alegação de “vilipêndio a objeto de culto”. A presente tese busca uma compreensão deste fenômeno a partir da ideia de enantiodromia, usada por Carl Gustav Jung para a análise do desenvolvimento dos símbolos centrais do cristianismo nos últimos séculos. A fixação unilateral no aspecto puramente espiritual do arquétipo, ocasiona um movimento de compensação simbólica, expresso através da arte, com a incorporação de elementos sensuais à imagem dogmática ascética e tradicional. Este processo implicaria, portanto, em uma atualização do símbolo. Nesta perspectiva, através dos métodos de interpretação junguianos, serão analisadas algumas imagens de apelo fortemente simbólico, presentes nas obras de dois artistas brasileiros contemporâneos: Matheus de Simone e Antônio Obá.
Abstract: The combination of elements of eroticism with Christian religious symbols is recurrent in the art of imagery made in the Catholic West, with different reactions from the public. In the Brazilian art of the last decade, this combination of elements caused virulent reactions on the part of the faithful and religious leaders, under the allegation of “vilification of an object of worship”. The present thesis seeks an understanding of this phenomenon from the idea of enantiodromy, used by Carl Gustav Jung to analyze the development of the central symbols of Christianity in recent centuries. The unilateral fixation on the purely spiritual aspect of the archetype causes a movement of symbolic compensation, expressed through art, with the incorporation of sensual elements to the ascetic and traditional dogmatic image. This process would therefore imply an update of the symbol. In this perspective, through jungian interpretation methods, some images of strongly symbolic appeal will be analyzed, present in the works of two contemporary Brazilian artists: Matheus de Simone and Antônio Obá.
Palavras-chave: Arte imagética
Erotismo
Símbolos cristãos
Psicologia junguiana
Imagery art
Eroticism
Christian symbols
Jungian psychology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00089
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14740
Data do documento: 31-Out-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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