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dc.contributor.advisor1Lages, Sônia Regina Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Noé, Sidnei Vilmar-
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dc.contributor.referee2Christofoletti, Patrícia Ferreira Moreno-
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dc.contributor.referee3Higuet, Etienne Alfred-
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dc.contributor.referee4Bonfatti, Paulo Ferreira-
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dc.creatorTerra Júnior, Rogério-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T12:47:02Z-
dc.date.available2022-12-14-
dc.date.available2022-12-14T12:47:02Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00089-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14740-
dc.description.abstractThe combination of elements of eroticism with Christian religious symbols is recurrent in the art of imagery made in the Catholic West, with different reactions from the public. In the Brazilian art of the last decade, this combination of elements caused virulent reactions on the part of the faithful and religious leaders, under the allegation of “vilification of an object of worship”. The present thesis seeks an understanding of this phenomenon from the idea of enantiodromy, used by Carl Gustav Jung to analyze the development of the central symbols of Christianity in recent centuries. The unilateral fixation on the purely spiritual aspect of the archetype causes a movement of symbolic compensation, expressed through art, with the incorporation of sensual elements to the ascetic and traditional dogmatic image. This process would therefore imply an update of the symbol. In this perspective, through jungian interpretation methods, some images of strongly symbolic appeal will be analyzed, present in the works of two contemporary Brazilian artists: Matheus de Simone and Antônio Obá.pt_BR
dc.description.resumoA conjugação de elementos de erotismo com símbolos religiosos cristãos é recorrente na arte imagética realizada no ocidente católico, com reações diversas por parte do público. Na arte brasileira da última década, esta conjugação de elementos ocasionou reações virulentas da parte de fiéis e de lideranças religiosas, sob a alegação de “vilipêndio a objeto de culto”. A presente tese busca uma compreensão deste fenômeno a partir da ideia de enantiodromia, usada por Carl Gustav Jung para a análise do desenvolvimento dos símbolos centrais do cristianismo nos últimos séculos. A fixação unilateral no aspecto puramente espiritual do arquétipo, ocasiona um movimento de compensação simbólica, expresso através da arte, com a incorporação de elementos sensuais à imagem dogmática ascética e tradicional. Este processo implicaria, portanto, em uma atualização do símbolo. Nesta perspectiva, através dos métodos de interpretação junguianos, serão analisadas algumas imagens de apelo fortemente simbólico, presentes nas obras de dois artistas brasileiros contemporâneos: Matheus de Simone e Antônio Obá.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte imagéticapt_BR
dc.subjectErotismopt_BR
dc.subjectSímbolos cristãospt_BR
dc.subjectPsicologia junguianapt_BR
dc.subjectImagery artpt_BR
dc.subjectEroticismpt_BR
dc.subjectChristian symbolspt_BR
dc.subjectJungian psychologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleErotismo e imagens religiosas nas obras de Matheus de Simone e Antônio Obá: uma abordagem dos símbolos a partir de Carl Gustav Jungpt_BR
dc.typeTesept_BR
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