https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14732
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
sarahmenezesrocha.pdf | 4.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Sentir, pensar, agir e (trans)formar: tessituras sensíveis na docência |
Autor(es): | Rocha, Sarah Menezes |
Orientador: | Monteiro, Sandrelena da Silva |
Miembros Examinadores: | Pereira, Marcus Vinícius Medeiros |
Miembros Examinadores: | Reis, Lílian Perdigão Caixêta Reis |
Resumo: | Esta pesquisa insere-se na temática da formação de professores, trazendo para o centro da nossa esfera de investigação a sensibilidade e a transformação docente. Teve por objetivo central problematizar uma formação que colocasse em foco a sensibilidade humana potencializando uma (trans)formação, ou seja, uma formação que se fizesse para além dos conhecimentos técnicos e unidimensionais. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se deu no formato de uma oficina, tendo por inspiração as concepções teórico-metodológicas da pesquisa-formação e da investigação narrativa. Foram utilizadas como materialidades da pesquisa narrativas produzidas pelas docentes ao longo a realização da oficina. Acredita-se que esse estudo possa contribuir para as reflexões que circunscrevem a formação docente, por considerar esta não somente como uma formação técnica-intelectual, mas sim uma formação da pessoa humana na sua integralidade. Essa afirmação se dá a partir do diálogo com os dados deste estudo, pois, foi possível encontrar, nas narrativas das docentes, indícios de (trans)formação apontando para a possibilidade da transcendência do ser humano. |
Resumen : | This research is part of the theme of teacher training, bringing for the center of our investigation sphere, sensitivity and teacher transformation. Its main objective was to problematize a formation that brings human sensitivity in focus, enhancing a (trans)formation, that is, a formation that goes beyond technical and one-dimensional knowledge. It is a research with a qualitative approach, which took place in the form of a workshop, inspired by the theoretical-methodological concepts of research-education and narrative investigation. Narratives produced by the teachers during the workshop were used as research materialities. It is believed that this study can contribute to the reflections that circumscribe teacher training, as it considers it not only a technical-intellectual training, but a training of the human person in its entirety. This statement comes from the data analysis of this study, since it was possible to find in the teachers' narratives, evidence of (trans)formation, pointing to the possibility of the transcendence of the human being. |
Palabras clave : | Formação docente (Trans)formação docente Pesquisa formação Sensibilidade Transcendência Teacher training Teacher (trans)formation Research training Sensitivity Transcendence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14732 |
Fecha de publicación : | 10-nov-2022 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons