Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14732
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sarahmenezesrocha.pdf4.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Sentir, pensar, agir e (trans)formar: tessituras sensíveis na docência
Author: Rocha, Sarah Menezes
First Advisor: Monteiro, Sandrelena da Silva
Referee Member: Pereira, Marcus Vinícius Medeiros
Referee Member: Reis, Lílian Perdigão Caixêta Reis
Resumo: Esta pesquisa insere-se na temática da formação de professores, trazendo para o centro da nossa esfera de investigação a sensibilidade e a transformação docente. Teve por objetivo central problematizar uma formação que colocasse em foco a sensibilidade humana potencializando uma (trans)formação, ou seja, uma formação que se fizesse para além dos conhecimentos técnicos e unidimensionais. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se deu no formato de uma oficina, tendo por inspiração as concepções teórico-metodológicas da pesquisa-formação e da investigação narrativa. Foram utilizadas como materialidades da pesquisa narrativas produzidas pelas docentes ao longo a realização da oficina. Acredita-se que esse estudo possa contribuir para as reflexões que circunscrevem a formação docente, por considerar esta não somente como uma formação técnica-intelectual, mas sim uma formação da pessoa humana na sua integralidade. Essa afirmação se dá a partir do diálogo com os dados deste estudo, pois, foi possível encontrar, nas narrativas das docentes, indícios de (trans)formação apontando para a possibilidade da transcendência do ser humano.
Abstract: This research is part of the theme of teacher training, bringing for the center of our investigation sphere, sensitivity and teacher transformation. Its main objective was to problematize a formation that brings human sensitivity in focus, enhancing a (trans)formation, that is, a formation that goes beyond technical and one-dimensional knowledge. It is a research with a qualitative approach, which took place in the form of a workshop, inspired by the theoretical-methodological concepts of research-education and narrative investigation. Narratives produced by the teachers during the workshop were used as research materialities. It is believed that this study can contribute to the reflections that circumscribe teacher training, as it considers it not only a technical-intellectual training, but a training of the human person in its entirety. This statement comes from the data analysis of this study, since it was possible to find in the teachers' narratives, evidence of (trans)formation, pointing to the possibility of the transcendence of the human being.
Keywords: Formação docente
(Trans)formação docente
Pesquisa formação
Sensibilidade
Transcendência
Teacher training
Teacher (trans)formation
Research training
Sensitivity
Transcendence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00349
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14732
Issue Date: 10-Nov-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons