Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14732
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sarahmenezesrocha.pdf4.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Monteiro, Sandrelena da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Marcus Vinícius Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Lílian Perdigão Caixêta Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.creatorRocha, Sarah Menezes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T13:01:14Z-
dc.date.available2022-12-08-
dc.date.available2022-12-13T13:01:14Z-
dc.date.issued2022-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14732-
dc.description.abstractThis research is part of the theme of teacher training, bringing for the center of our investigation sphere, sensitivity and teacher transformation. Its main objective was to problematize a formation that brings human sensitivity in focus, enhancing a (trans)formation, that is, a formation that goes beyond technical and one-dimensional knowledge. It is a research with a qualitative approach, which took place in the form of a workshop, inspired by the theoretical-methodological concepts of research-education and narrative investigation. Narratives produced by the teachers during the workshop were used as research materialities. It is believed that this study can contribute to the reflections that circumscribe teacher training, as it considers it not only a technical-intellectual training, but a training of the human person in its entirety. This statement comes from the data analysis of this study, since it was possible to find in the teachers' narratives, evidence of (trans)formation, pointing to the possibility of the transcendence of the human being.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa insere-se na temática da formação de professores, trazendo para o centro da nossa esfera de investigação a sensibilidade e a transformação docente. Teve por objetivo central problematizar uma formação que colocasse em foco a sensibilidade humana potencializando uma (trans)formação, ou seja, uma formação que se fizesse para além dos conhecimentos técnicos e unidimensionais. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se deu no formato de uma oficina, tendo por inspiração as concepções teórico-metodológicas da pesquisa-formação e da investigação narrativa. Foram utilizadas como materialidades da pesquisa narrativas produzidas pelas docentes ao longo a realização da oficina. Acredita-se que esse estudo possa contribuir para as reflexões que circunscrevem a formação docente, por considerar esta não somente como uma formação técnica-intelectual, mas sim uma formação da pessoa humana na sua integralidade. Essa afirmação se dá a partir do diálogo com os dados deste estudo, pois, foi possível encontrar, nas narrativas das docentes, indícios de (trans)formação apontando para a possibilidade da transcendência do ser humano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subject(Trans)formação docentept_BR
dc.subjectPesquisa formaçãopt_BR
dc.subjectSensibilidadept_BR
dc.subjectTranscendênciapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeacher (trans)formationpt_BR
dc.subjectResearch trainingpt_BR
dc.subjectSensitivitypt_BR
dc.subjectTranscendencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSentir, pensar, agir e (trans)formar: tessituras sensíveis na docênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons