Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14728
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
werculinsvianapecanha.pdf3.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Espaços não formais para o ensino de ecologia no município de Itapemirim - ES
Autor(es): Peçanha, Werculins Viana
Primeiro Orientador: Pereira Júnior, Olavo dos Santos
Membro da banca: Watanabe, Aripuanã Sakurada Aranha
Membro da banca: Ignacchiti, Mariana Drummond Costa
Resumo: O ensino de biologia pode ser pautado na educação, utilizando de espaços formais ou não formais, sendo que, em cada um destes, existem diferentes oportunidades a serem exploradas para o processo de ensino-aprendizagem. A utilização dos espaços não-formais é uma grande aliada das ciências naturais, tendo em vista que o contato com diferentes ecossistemas, bem como microrganismos ou outros exemplares biológicos, podem auxiliar na construção de um aprendizado mais prático e, frequentemente, mais efetivo sobre os temas. Assim, propõe-se com este trabalho, a elaboração de um roteiro de estudo investigativo, em que os alunos aprendam e consolidem, com o auxílio de experiências práticas, conteúdos de Ecologia, ministrados em sala de aula. Para isso, serão utilizados espaços nãoformais, que se caracterizam por ambientes além dos limites da sala de aula para o ensino de Ecologia, em uma escola de ensino fundamental e Médio no município de Itapemirim-ES. Esses espaços serão explorados, inlócus, onde serão abordados e exemplificados, conceitos e ensinamentos previamente abordados em sala de aula, visando a potencialização do ensino e aprendizagem em Ecologia, com a associação de conteúdo teórico e vivências práticas.
Abstract: Biology teaching can be based on education, using formal or non-formal spaces, and in each of these there are diferente opportunities to be explored among learning process. The use of non-formal spaces is a great ally of the natural sciences, considering that the contact with diferente cosystems, as well as microorganisms or Other biological specimens, so it can help in the construction of a more practical and, often, more effective learning about these themes. Thus, it is proposed with this work, the elaboration of na investigative study script, in which students learn and consolidate, using practical experiences, contentes of Ecology taught at school.Then, non-formal spaces will be used, which are characterized by environments beyond the limits of classroom for Ecology, in elementar and high school in the city of Itapemirim- ES. These spaces will be explored, inlocus, as well as concepts and teachings will be discussed and exemplified previously in classroom, aiming at the potentialization of knowledge in Ecology, within a theoretical contente and practical experiences.
Palavras-chave: Espaço não forma
Ecologia
Ensino-aprendizagem
Non-formal spaces
Ecology
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14728
Data do documento: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons