Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14724
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rafaelsilveirafernandes.pdf2.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Utilização de modelos didáticos para o ensino de biologia celular para alunos normovisuais e com deficiência visual
Author: Fernandes, Rafael Silveira
First Advisor: Bizarro, Heloisa D’Avila da Silva
Referee Member: Pereira Junior, Olavo dos Santos
Referee Member: Rodrigues, Gabriel Santos Cruz
Resumo: A biologia é definida de forma simples como a ciência que estuda a vida, além de sua relação com o meio ambiente. Esse conteúdo está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, sendo dividido em diferentes áreas. O estudo da biologia celular é uma das bases para o entendimento da vida, mas o tamanho microscópico da célula e suas estruturas torna o seu entendimento atrelado ao uso de ferramentas específicas de difícil acesso para o professor. Os alunos com deficiência visual, que passam por um processo de inclusão ao longo das últimas décadas, necessitam de novas estratégias para o entendimento da biologia celular e que sejam aplicadas para a melhoria da qualidade do aprendizado dos alunos normovisuais também. Com isso, essa dissertação tem como objetivo a construção e aplicação de uma sequência didática que envolva a participação de alunos normovisuais na elaboração de modelos celulares tridimensionais por meio de materiais como papelão, isopor, biscuit, dentre outros, que possam ser aplicados para o ensino de biologia celular para deficientes visuais. O uso de modelos celulares, feitos por alunos normovisuais, com materiais tridimensionais pode facilitar o desenvolvimento dos alunos com deficiência visual e fortalecer o aprendizado de todos, por meio da criação de produtos que possam compor um museu sensorial. Discussões e apresentações dos modelos ao longo das aulas servirão como evidências de aprendizagem por parte dos alunos. De forrma geral, os resultados demonstaram que o ensino de biologia celular por meio do uso de metodologias ativas proporciona um maior empenho e envolvimento por parte dos alunos, além do interesse dos alunos de participar de novos projetos em que eles fossem os protagonistas do próprio aprendizado.
Abstract: Biology is simply defined as the science that studies life and its relationship with the environment. This subject can be found in the National Curriculum Parameters for High School, being organized into different areas. The study of cell biology is a bases for understanding life, but the microscopic size of cells and their structure are factors which demand the use of specific tools for better understanding. These are difficult for a teacher to have access to. Visually impaired students, who have gone through an inclusion process over the last few decades, need new strategies for understanding cell biology. These could also be applied to improve the quality of learning for normally sighted students as well. Thus, this aims to build and apply a didactic sequence that involves the participation of normally sighted students in the making of three-dimensional cell models, using materials such as cardboard, styrofoam, air dry clay, among others. The models should be applied to teaching the subject to the visually impaired. The use of cell models made by normally sighted students with three-dimensional materials can facilitate visually impaired students development and improve the learning process for students in general. The making of these models might even lead to building a sensory museum. Discussions and the models presentations throughout the classes will serve as evidence of student learning. In general, the results showed that teaching cell biology through the use of active methodologies provides greater commitment and involvement from the students, as well as the interest from the students to participate in new projects in which they were the protagonists of their own learning.
Keywords: Biologia celular
Inclusão
Deficiência visual
Cell biology
Inclusio
Visual impairment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14724
Issue Date: 30-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons