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dc.contributor.advisor1Bizarro, Heloisa D’Avila da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.contributor.referee1Pereira Junior, Olavo dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Gabriel Santos Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.creatorFernandes, Rafael Silveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-07T15:27:35Z-
dc.date.available2022-12-07-
dc.date.available2022-12-07T15:27:35Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14724-
dc.description.abstractBiology is simply defined as the science that studies life and its relationship with the environment. This subject can be found in the National Curriculum Parameters for High School, being organized into different areas. The study of cell biology is a bases for understanding life, but the microscopic size of cells and their structure are factors which demand the use of specific tools for better understanding. These are difficult for a teacher to have access to. Visually impaired students, who have gone through an inclusion process over the last few decades, need new strategies for understanding cell biology. These could also be applied to improve the quality of learning for normally sighted students as well. Thus, this aims to build and apply a didactic sequence that involves the participation of normally sighted students in the making of three-dimensional cell models, using materials such as cardboard, styrofoam, air dry clay, among others. The models should be applied to teaching the subject to the visually impaired. The use of cell models made by normally sighted students with three-dimensional materials can facilitate visually impaired students development and improve the learning process for students in general. The making of these models might even lead to building a sensory museum. Discussions and the models presentations throughout the classes will serve as evidence of student learning. In general, the results showed that teaching cell biology through the use of active methodologies provides greater commitment and involvement from the students, as well as the interest from the students to participate in new projects in which they were the protagonists of their own learning.pt_BR
dc.description.resumoA biologia é definida de forma simples como a ciência que estuda a vida, além de sua relação com o meio ambiente. Esse conteúdo está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, sendo dividido em diferentes áreas. O estudo da biologia celular é uma das bases para o entendimento da vida, mas o tamanho microscópico da célula e suas estruturas torna o seu entendimento atrelado ao uso de ferramentas específicas de difícil acesso para o professor. Os alunos com deficiência visual, que passam por um processo de inclusão ao longo das últimas décadas, necessitam de novas estratégias para o entendimento da biologia celular e que sejam aplicadas para a melhoria da qualidade do aprendizado dos alunos normovisuais também. Com isso, essa dissertação tem como objetivo a construção e aplicação de uma sequência didática que envolva a participação de alunos normovisuais na elaboração de modelos celulares tridimensionais por meio de materiais como papelão, isopor, biscuit, dentre outros, que possam ser aplicados para o ensino de biologia celular para deficientes visuais. O uso de modelos celulares, feitos por alunos normovisuais, com materiais tridimensionais pode facilitar o desenvolvimento dos alunos com deficiência visual e fortalecer o aprendizado de todos, por meio da criação de produtos que possam compor um museu sensorial. Discussões e apresentações dos modelos ao longo das aulas servirão como evidências de aprendizagem por parte dos alunos. De forrma geral, os resultados demonstaram que o ensino de biologia celular por meio do uso de metodologias ativas proporciona um maior empenho e envolvimento por parte dos alunos, além do interesse dos alunos de participar de novos projetos em que eles fossem os protagonistas do próprio aprendizado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia celularpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectCell biologypt_BR
dc.subjectInclusiopt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleUtilização de modelos didáticos para o ensino de biologia celular para alunos normovisuais e com deficiência visualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



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