Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1440
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
renatagomes.pdf7.09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Uso de recursos tecnológicos para o ensino de matemática nos ensinos fundamental e médio
Autor(es): Gomes, Renata
Orientador: Mazorche, Sandro Rodrigues
Miembros Examinadores: Casagrande, Rogério
Miembros Examinadores: Ferreira, Francinildo Nobre
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central o uso de recursos tecnológicos para a implementação das aulas de matemática e também realizar atividades de cunho investigativo, onde haja uma maior interação do aluno com a ferramenta matemática a ser estudada. O software GeoGebra foi escolhido para a realização das tarefas propostas ao longo do texto por ser uma ferramenta dinâmica e acessível. Mais duas plataformas tecnológicas são usadas: o Google Sites e o Google Docs, sendo que ambas foram escolhidas por serem também gratuitas e de manuseio simples. Os recursos tecnológicos apresentados visam atender a realidade escolar por serem gratuitos e proporcionarem a realização das atividades de forma individual e/ou conjunta. As atividades elaboradas buscam dar subsídio aos professores da educação básica para a inserção da tecnologia em suas aulas. São tarefas, às vezes, muito simples mas com grande potencial didático-matemático. Muitas das vezes a geometria é colocada em segundo plano nas aulas de matemática e assim grande parte das atividades propostas aqui giram em torno de conceitos geométricos estudados ao longo das séries finais do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio.
Resumen : This work has as main objective the use of technological resources for the implementation of math classes and also perform activities with investigative purpose, in which has a greater interaction of students with the mathematical tool to be studied. GeoGebra software was chosen to carry out the tasks proposed in the text because it is a dynamic, accessible and friendly tool. Two more technology platforms are used: Google Sites and Google Docs, and both were chosen because they are also free and simple to handle. The presented technological resources aim to meet all kinds of school reality because they are free and provide the achievement of individual and/or group activities. The developed activities seek to give allowance to teachers of basic education to insert technology in their classes. Those tasks are, sometimes, very simple but with great didactic and mathematical potential. Very often the geometry is placed in the background in math classes, and therefore much of the activity proposed here surround geometric concepts studied during the final years of primary school and throughout high school.
Palabras clave : Ambiente virtual
Geometria
GeoGebra
Virtual environment
Geometry
GeoGebra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1440
Fecha de publicación : 11-abr-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.