Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1440
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
renatagomes.pdf7.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Uso de recursos tecnológicos para o ensino de matemática nos ensinos fundamental e médio
Author: Gomes, Renata
First Advisor: Mazorche, Sandro Rodrigues
Referee Member: Casagrande, Rogério
Referee Member: Ferreira, Francinildo Nobre
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central o uso de recursos tecnológicos para a implementação das aulas de matemática e também realizar atividades de cunho investigativo, onde haja uma maior interação do aluno com a ferramenta matemática a ser estudada. O software GeoGebra foi escolhido para a realização das tarefas propostas ao longo do texto por ser uma ferramenta dinâmica e acessível. Mais duas plataformas tecnológicas são usadas: o Google Sites e o Google Docs, sendo que ambas foram escolhidas por serem também gratuitas e de manuseio simples. Os recursos tecnológicos apresentados visam atender a realidade escolar por serem gratuitos e proporcionarem a realização das atividades de forma individual e/ou conjunta. As atividades elaboradas buscam dar subsídio aos professores da educação básica para a inserção da tecnologia em suas aulas. São tarefas, às vezes, muito simples mas com grande potencial didático-matemático. Muitas das vezes a geometria é colocada em segundo plano nas aulas de matemática e assim grande parte das atividades propostas aqui giram em torno de conceitos geométricos estudados ao longo das séries finais do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio.
Abstract: This work has as main objective the use of technological resources for the implementation of math classes and also perform activities with investigative purpose, in which has a greater interaction of students with the mathematical tool to be studied. GeoGebra software was chosen to carry out the tasks proposed in the text because it is a dynamic, accessible and friendly tool. Two more technology platforms are used: Google Sites and Google Docs, and both were chosen because they are also free and simple to handle. The presented technological resources aim to meet all kinds of school reality because they are free and provide the achievement of individual and/or group activities. The developed activities seek to give allowance to teachers of basic education to insert technology in their classes. Those tasks are, sometimes, very simple but with great didactic and mathematical potential. Very often the geometry is placed in the background in math classes, and therefore much of the activity proposed here surround geometric concepts studied during the final years of primary school and throughout high school.
Keywords: Ambiente virtual
Geometria
GeoGebra
Virtual environment
Geometry
GeoGebra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1440
Issue Date: 11-Apr-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.