Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1440
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
renatagomes.pdf7.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.contributor.referee1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760239Y9pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Francinildo Nobre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786121T4pt_BR
dc.creatorGomes, Renata-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-15T13:11:55Z-
dc.date.available2016-05-10-
dc.date.available2016-06-15T13:11:55Z-
dc.date.issued2015-04-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1440-
dc.description.abstractThis work has as main objective the use of technological resources for the implementation of math classes and also perform activities with investigative purpose, in which has a greater interaction of students with the mathematical tool to be studied. GeoGebra software was chosen to carry out the tasks proposed in the text because it is a dynamic, accessible and friendly tool. Two more technology platforms are used: Google Sites and Google Docs, and both were chosen because they are also free and simple to handle. The presented technological resources aim to meet all kinds of school reality because they are free and provide the achievement of individual and/or group activities. The developed activities seek to give allowance to teachers of basic education to insert technology in their classes. Those tasks are, sometimes, very simple but with great didactic and mathematical potential. Very often the geometry is placed in the background in math classes, and therefore much of the activity proposed here surround geometric concepts studied during the final years of primary school and throughout high school.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo central o uso de recursos tecnológicos para a implementação das aulas de matemática e também realizar atividades de cunho investigativo, onde haja uma maior interação do aluno com a ferramenta matemática a ser estudada. O software GeoGebra foi escolhido para a realização das tarefas propostas ao longo do texto por ser uma ferramenta dinâmica e acessível. Mais duas plataformas tecnológicas são usadas: o Google Sites e o Google Docs, sendo que ambas foram escolhidas por serem também gratuitas e de manuseio simples. Os recursos tecnológicos apresentados visam atender a realidade escolar por serem gratuitos e proporcionarem a realização das atividades de forma individual e/ou conjunta. As atividades elaboradas buscam dar subsídio aos professores da educação básica para a inserção da tecnologia em suas aulas. São tarefas, às vezes, muito simples mas com grande potencial didático-matemático. Muitas das vezes a geometria é colocada em segundo plano nas aulas de matemática e assim grande parte das atividades propostas aqui giram em torno de conceitos geométricos estudados ao longo das séries finais do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectVirtual environmentpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUso de recursos tecnológicos para o ensino de matemática nos ensinos fundamental e médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.