Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14012
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nayaradeoliveiracosta.pdfPDF/A2.72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
nayaradeoliveiracosta-produtoeducacional.pdf1.38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Uma investigação sobre processos de aprendizagem observados em alunos dos anos finais do ensino fundamental participantes das feiras nacionais de matemática
Autor(es): Costa, Nayara de Oliveira
Primeiro Orientador: Escher, Marco Antônio
Membro da banca: Oliveira, Fatima Peres Zago de
Membro da banca: Carneiro, Reginaldo Fernando
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar os processos de aprendizagem em alunos participantes das Feiras Nacionais de Matemática. Ressalta-se a importância do movimento das Feiras Catarinenses de Matemática na formação continuada do professor e para o ensino e aprendizagem de Matemática. Para dar prosseguimento, utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa, buscando compreender os processos da participação dos sujeitos nas Feiras de Matemática. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica de outras Teses, Dissertações, Boletins e Artigos que discutem sobre as Feiras de Matemática e suas contribuições em diversas vertentes, como a realização e organização das Feiras, a formação continuada do professor, a aprendizagem e inclusão dos alunos. Além disso, investigamos os Anais das Feiras Nacionais de Matemática com o objetivo de obter informações sobre os trabalhos já realizados e os participantes. No intuito de buscar informações sobre as experiências dos alunos expositores e professores orientadores, utilizamos dois questionários virtuais e algumas entrevistas com os participantes, para compreender as influências de sua participação das Feiras em sua formação social, cultural e humana. Por meio desses relatos percebemos aspectos no desenvolvimento dos conceitos matemáticos e na aprendizagem. Observamos nos relatos dos alunos que durante o processo e apresentação dos trabalhos, mesmo que parcialmente, desenvolveram algumas características como a comunicação, autonomia e a criatividade. Além de observar a importância da Matemática no cotidiano e em outras áreas do conhecimento, contribuindo para a relação desse aluno com a Matemática Escolar
Abstract: This research aims to investigate the learning processes in students participating in the National Mathematics Fairs. The importance of the Santa Catarina Mathematics Fairs movement is highlighted in the continuing education of teachers and for the teaching and learning of Mathematics. To proceed, we used the methodology of qualitative research, seeking to understand the processes of participation of subjects in Mathematics Fairs. For this, we carried out a bibliographical research of other Theses, Dissertations, Bulletins and Articles that discuss about the Mathematics Fairs and their contributions in several aspects, such as the realization and organization of the Fairs, the continuing education of the teacher, the learning and inclusion of the students. . In addition, we investigated the Annals of the National Mathematics Fairs in order to obtain information about the works already carried out and the participants. With the objective of seeking information about the experiences of the exhibiting students and mentoring teachers, we used two virtual questionnaires and conducted some interviews with the participants, to understand the influences of their participation in the Fairs on their social, cultural and human formation. Through these reports we perceive aspects in the development of mathematical concepts and in learning. We observed in the students' reports that during the process and presentation of the works, even if partially, they developed some characteristics such as communication, autonomy and creativity. In addition to observing the importance of Mathematics in everyday life and in other areas of knowledge, contributing to the relationship of this student with School Mathematics.
Palavras-chave: Educação matemática
Feiras de matemática
Ensino e aprendizagem
Mathematical education
Mathematics fairs
Teaching and learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00426
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14012
Data do documento: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons