Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14012
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nayaradeoliveiracosta.pdfPDF/A2.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
nayaradeoliveiracosta-produtoeducacional.pdf1.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Escher, Marco Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7035076667302820pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fatima Peres Zago de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2928350526317146pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Reginaldo Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592343865729395pt_BR
dc.creatorCosta, Nayara de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1083147210712337pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-05T13:12:18Z-
dc.date.available2022-05-03-
dc.date.available2022-05-05T13:12:18Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00426-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14012-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the learning processes in students participating in the National Mathematics Fairs. The importance of the Santa Catarina Mathematics Fairs movement is highlighted in the continuing education of teachers and for the teaching and learning of Mathematics. To proceed, we used the methodology of qualitative research, seeking to understand the processes of participation of subjects in Mathematics Fairs. For this, we carried out a bibliographical research of other Theses, Dissertations, Bulletins and Articles that discuss about the Mathematics Fairs and their contributions in several aspects, such as the realization and organization of the Fairs, the continuing education of the teacher, the learning and inclusion of the students. . In addition, we investigated the Annals of the National Mathematics Fairs in order to obtain information about the works already carried out and the participants. With the objective of seeking information about the experiences of the exhibiting students and mentoring teachers, we used two virtual questionnaires and conducted some interviews with the participants, to understand the influences of their participation in the Fairs on their social, cultural and human formation. Through these reports we perceive aspects in the development of mathematical concepts and in learning. We observed in the students' reports that during the process and presentation of the works, even if partially, they developed some characteristics such as communication, autonomy and creativity. In addition to observing the importance of Mathematics in everyday life and in other areas of knowledge, contributing to the relationship of this student with School Mathematics.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar os processos de aprendizagem em alunos participantes das Feiras Nacionais de Matemática. Ressalta-se a importância do movimento das Feiras Catarinenses de Matemática na formação continuada do professor e para o ensino e aprendizagem de Matemática. Para dar prosseguimento, utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa, buscando compreender os processos da participação dos sujeitos nas Feiras de Matemática. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica de outras Teses, Dissertações, Boletins e Artigos que discutem sobre as Feiras de Matemática e suas contribuições em diversas vertentes, como a realização e organização das Feiras, a formação continuada do professor, a aprendizagem e inclusão dos alunos. Além disso, investigamos os Anais das Feiras Nacionais de Matemática com o objetivo de obter informações sobre os trabalhos já realizados e os participantes. No intuito de buscar informações sobre as experiências dos alunos expositores e professores orientadores, utilizamos dois questionários virtuais e algumas entrevistas com os participantes, para compreender as influências de sua participação das Feiras em sua formação social, cultural e humana. Por meio desses relatos percebemos aspectos no desenvolvimento dos conceitos matemáticos e na aprendizagem. Observamos nos relatos dos alunos que durante o processo e apresentação dos trabalhos, mesmo que parcialmente, desenvolveram algumas características como a comunicação, autonomia e a criatividade. Além de observar a importância da Matemática no cotidiano e em outras áreas do conhecimento, contribuindo para a relação desse aluno com a Matemática Escolarpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectFeiras de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectMathematics fairspt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma investigação sobre processos de aprendizagem observados em alunos dos anos finais do ensino fundamental participantes das feiras nacionais de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons