https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1394
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
adilsonrodriguescampos.pdf | 4.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A educação financeira em um curso de orçamento e economia doméstica para professores: uma leitura da produção de significados financeiro-econômicos de indivíduos-consumidores |
Autor(es): | Campos, Adilson Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Kistemann Junior, Marco Aurélio |
Membro da banca: | Menezes, Adriane Melo de Castro |
Membro da banca: | Scortegagna, Liamara |
Resumo: | Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem como eixo central a Educação Financeira. Nosso estudo tem como objetivo principal investigar a produção de significados financeiro-econômicos de nove indivíduos-consumidores de bens e serviços (KISTEMANN JR., 2011), membros de uma sociedade de consumo líquido-moderna, em relação às atividades, entrevistas e situações-problema apresentadas. Partindo de um curso de orçamento e economia doméstica para professores, dividido em oito módulos-encontros, onde todos eram donos ou donas de casa e participavam ativamente da elaboração e execução de um orçamento doméstico-familiar, buscamos discutir temas e situações-problema referentes às ações de consumo e tomadas de decisão, bem como oferecer informações relevantes para se tentar buscar um melhor gerenciamento de suas finanças pessoais, domésticas e familiares através de um consumo mais consciente e sustentável. Para a realização de tal pesquisa, fundamentamo-nos nos referenciais teórico-metodológicos de: Luís Carlos Ewald, Gustavo Cerbasi, Zygmunt Bauman e Romulo Campos Lins. Nossa pesquisa ainda revelou uma considerável necessidade de se refletir mais esses assuntos de forma coletiva, visando assim uma melhor compreensão de todos os aspectos envolvidos, além de implementar ações que possam contribuir para uma melhor formação financeiro-econômica dos indivíduos-consumidores. E, para que isso se concretize, apresentamos um “livreto didático” como produto educacional, que poderá auxiliar aos interessados como entender e compreender melhor tais questões relacionadas a planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo; assim como é relevante também ter e manter o seu próprio orçamento doméstico sempre equilibrado. |
Abstract: | This research, qualitative approach, has as its central axis the Financial Education. Our study aims to investigate the production of financial-economic meanings of nine individuals-consumers of goods and services (KISTEMANN JR., 2011), members of a society of liquid-modern consumer, in relation to activities, interviews and problem-situations presented. Starting a course of budget and domestic economy for teachers, divided into eight modules-meetings, where all are owners or housewives and actively participated in the preparation and implementation of a domestic-family budget, we discuss issues and problem situations related to consumer actions and decision-making, and provide relevant information to try to seek a better management of your personal finances, household and family through a more conscious and sustainable consumption. To conduct such research, we base ourselves in the theoretical and methodological framework of Luís Carlos Ewald, Gustavo Cerbasi, Zygmunt Bauman and Romulo Campos Lins. Our research also revealed a considerable need to reflect over these issues collectively, thus aiming at a better understanding of all aspects involved, and implement actions that can contribute to a better financial-economic formation of individuals consumers. And for that to happen, we present an "educational booklet" as an educational product that may help interested how to understand and better understand such issues related to financial planning short, medium and long term; as it is also important to have and maintain their own household budget always balanced. |
Palavras-chave: | Produção de Significados Tomadas de Decisão e Planejamento Financeiro Consumo Educação Financeira Production of Meanings Decision Making and Financial Planning Consumption Financial Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1394 |
Data do documento: | 17-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.