Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1394
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adilsonrodriguescampos.pdf4.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537856E4pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Adriane Melo de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260348E6pt_BR
dc.contributor.referee2Scortegagna, Liamara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771215J4pt_BR
dc.creatorCampos, Adilson Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4407112J8pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-07T15:39:09Z-
dc.date.available2016-05-05-
dc.date.available2016-06-07T15:39:09Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1394-
dc.description.abstractThis research, qualitative approach, has as its central axis the Financial Education. Our study aims to investigate the production of financial-economic meanings of nine individuals-consumers of goods and services (KISTEMANN JR., 2011), members of a society of liquid-modern consumer, in relation to activities, interviews and problem-situations presented. Starting a course of budget and domestic economy for teachers, divided into eight modules-meetings, where all are owners or housewives and actively participated in the preparation and implementation of a domestic-family budget, we discuss issues and problem situations related to consumer actions and decision-making, and provide relevant information to try to seek a better management of your personal finances, household and family through a more conscious and sustainable consumption. To conduct such research, we base ourselves in the theoretical and methodological framework of Luís Carlos Ewald, Gustavo Cerbasi, Zygmunt Bauman and Romulo Campos Lins. Our research also revealed a considerable need to reflect over these issues collectively, thus aiming at a better understanding of all aspects involved, and implement actions that can contribute to a better financial-economic formation of individuals consumers. And for that to happen, we present an "educational booklet" as an educational product that may help interested how to understand and better understand such issues related to financial planning short, medium and long term; as it is also important to have and maintain their own household budget always balanced.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de cunho qualitativo, tem como eixo central a Educação Financeira. Nosso estudo tem como objetivo principal investigar a produção de significados financeiro-econômicos de nove indivíduos-consumidores de bens e serviços (KISTEMANN JR., 2011), membros de uma sociedade de consumo líquido-moderna, em relação às atividades, entrevistas e situações-problema apresentadas. Partindo de um curso de orçamento e economia doméstica para professores, dividido em oito módulos-encontros, onde todos eram donos ou donas de casa e participavam ativamente da elaboração e execução de um orçamento doméstico-familiar, buscamos discutir temas e situações-problema referentes às ações de consumo e tomadas de decisão, bem como oferecer informações relevantes para se tentar buscar um melhor gerenciamento de suas finanças pessoais, domésticas e familiares através de um consumo mais consciente e sustentável. Para a realização de tal pesquisa, fundamentamo-nos nos referenciais teórico-metodológicos de: Luís Carlos Ewald, Gustavo Cerbasi, Zygmunt Bauman e Romulo Campos Lins. Nossa pesquisa ainda revelou uma considerável necessidade de se refletir mais esses assuntos de forma coletiva, visando assim uma melhor compreensão de todos os aspectos envolvidos, além de implementar ações que possam contribuir para uma melhor formação financeiro-econômica dos indivíduos-consumidores. E, para que isso se concretize, apresentamos um “livreto didático” como produto educacional, que poderá auxiliar aos interessados como entender e compreender melhor tais questões relacionadas a planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo; assim como é relevante também ter e manter o seu próprio orçamento doméstico sempre equilibrado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução de Significadospt_BR
dc.subjectTomadas de Decisão e Planejamento Financeiropt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectProduction of Meaningspt_BR
dc.subjectDecision Making and Financial Planningpt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectFinancial Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA educação financeira em um curso de orçamento e economia doméstica para professores: uma leitura da produção de significados financeiro-econômicos de indivíduos-consumidorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.