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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação em larga escala: uma análise das oficinas de divulgação de resultados de avaliações da alfabetização
Autor(es): Ribeiro, Irene de Oliveira
Primeiro Orientador: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Membro da banca: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Membro da banca: Barbosa, Begma Tavares
Membro da banca: Muylaert, Naira
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Nesta dissertação, realizamos um trabalho analítico-reflexivo sobre uma atividade técnica realizada pelo CAED, objetivando identificar possíveis fragilidades das oficinas de divulgação e apropriação de resultados das avaliações da alfabetização, sob a responsabilidade do CAEd, com intuito de aprimorá-las, contribuindo, assim, para o fortalecimento do uso das avaliações em larga escala. A investigação tomou como objeto de estudo as oficinas ocorridas em 2014, 2015 e 2016, no Espírito Santo e em Teresina. Tomou-se como hipótese que, se as oficinas promovidas pelo CAEd a professores alfabetizadores se estruturassem com foco nas intervenções pedagógicas, mediante a articulação das informações estatísticas das avaliações e o currículo, poderia haver uma contribuição mais significativa para o processo de apropriação dos resultados. O objetivo geral desta dissertação, portanto, foi compreender como vêm ocorrendo as oficinas de divulgação e apropriação de resultados das avaliações de alfabetização, sob a responsabilidade do CAEd, analisando de que maneira podem ser aprimoradas com intuito de contribuir para a atuação de gestores e professores alfabetizadores. Definiram-se como objetivos específicos: i) descrever o CAEd e as oficinas de alfabetização ministradas no Espírito Santo e em Teresina, com vistas a mapear as evidências da pesquisa; ii) analisar os dados obtidos à luz de referências que discutem a política de avaliação em larga escala e a apropriação dos resultados das avaliações; iii) propor um plano de ação, o qual contribua com o processo de formação dos profissionais do CAEd. O estudo apoiou-se em uma abordagem metodológica qualitativa, cujos instrumentos foram: i) a entrevista semiestruturada e ii) análise de registro das oficinas. Os resultados obtidos apontaram para uma reavaliação das oficinas, propondo ajustes que poderiam contribuir para a implementação de um ciclo virtuoso: currículo – matriz de avaliação em larga escala como fonte de informação no processo de apropriação de resultados – retomada ao currículo. As evidências desta dissertação a proposição do Plano de Ação Estratégico.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation (PPGP) part of theCentro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd / UFJF). In this study, we carried out an analytical-reflective work on a technical activity supported by CAED, aiming to identify possible weaknesses in the dissemination and appropriation of literacy assessment results, under the responsibility of CAEd, in order to improve them, thus contributing, to strengthen the use of large-scale assessments. The investigation assumed as object of study the workshops that took place in 2014, 2015 and 2016, in Espírito Santo state and the city of Teresina. It wasassumed that if the workshops promoted by CAEd for literacy teachers were structured with a focus on pedagogical interventions, through the articulation of the statistical information of the evaluations and the curriculum, there could be a more significant contribution to the process of appropriation of the results. The general objective of this dissertation, therefore, was to understand how the dissemination and appropriation of literacy assessment results have been taking place, under the responsibility of CAEd, analyzing how they can be improved in order to contribute to the performance of managers and teachers literacy teachers. Specific objectives were defined: i) to describe the CAEd and the literacy workshops given in Espírito Santo state and the city of Teresina, with a view to mapping the research evidence; ii) analyze the data obtained in the light of references that discuss the large-scale evaluation policy and the appropriation of the results of the evaluations; iii) propose an action plan, which contributes to the process of training CAEd professionals. The study was supported by a qualitative methodological approach, whose instruments were: i) the semi-structured interview and ii) analysis of the workshop records. The results obtained pointed to a reevaluation of the workshops, proposing adjustments that could contribute to the implementation of a virtuous cycle: curriculum - matrix of evaluation on a large scale as a source of information in the process of appropriation of results - resumed to the curriculum. The evidence of this dissertation proposes the Strategic Action Plan.
Palavras-chave: Oficinas de divulgação e apropriação de resultados
Avaliação em larga escala
Alfabetização
CAEd
Currículo
Desenvolvimento profissional
Dissemination and appropriation of results workshops
Large-scale evaluation
Literacy
Resume
Professional development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13872
Data do documento: 22-Jan-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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