Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13872
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
irenedeoliveiraribeiro.pdfPDF/A4.66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Rosângela Veiga Júlio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9257401159857160pt_BR
dc.contributor.referee1Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228497864141491pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Begma Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1035581099777439pt_BR
dc.contributor.referee3Muylaert, Naira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1202050697108469pt_BR
dc.creatorRibeiro, Irene de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233298386876002pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T20:06:52Z-
dc.date.available2022-03-09-
dc.date.available2022-03-14T20:06:52Z-
dc.date.issued2020-01-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13872-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation (PPGP) part of theCentro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd / UFJF). In this study, we carried out an analytical-reflective work on a technical activity supported by CAED, aiming to identify possible weaknesses in the dissemination and appropriation of literacy assessment results, under the responsibility of CAEd, in order to improve them, thus contributing, to strengthen the use of large-scale assessments. The investigation assumed as object of study the workshops that took place in 2014, 2015 and 2016, in Espírito Santo state and the city of Teresina. It wasassumed that if the workshops promoted by CAEd for literacy teachers were structured with a focus on pedagogical interventions, through the articulation of the statistical information of the evaluations and the curriculum, there could be a more significant contribution to the process of appropriation of the results. The general objective of this dissertation, therefore, was to understand how the dissemination and appropriation of literacy assessment results have been taking place, under the responsibility of CAEd, analyzing how they can be improved in order to contribute to the performance of managers and teachers literacy teachers. Specific objectives were defined: i) to describe the CAEd and the literacy workshops given in Espírito Santo state and the city of Teresina, with a view to mapping the research evidence; ii) analyze the data obtained in the light of references that discuss the large-scale evaluation policy and the appropriation of the results of the evaluations; iii) propose an action plan, which contributes to the process of training CAEd professionals. The study was supported by a qualitative methodological approach, whose instruments were: i) the semi-structured interview and ii) analysis of the workshop records. The results obtained pointed to a reevaluation of the workshops, proposing adjustments that could contribute to the implementation of a virtuous cycle: curriculum - matrix of evaluation on a large scale as a source of information in the process of appropriation of results - resumed to the curriculum. The evidence of this dissertation proposes the Strategic Action Plan.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Nesta dissertação, realizamos um trabalho analítico-reflexivo sobre uma atividade técnica realizada pelo CAED, objetivando identificar possíveis fragilidades das oficinas de divulgação e apropriação de resultados das avaliações da alfabetização, sob a responsabilidade do CAEd, com intuito de aprimorá-las, contribuindo, assim, para o fortalecimento do uso das avaliações em larga escala. A investigação tomou como objeto de estudo as oficinas ocorridas em 2014, 2015 e 2016, no Espírito Santo e em Teresina. Tomou-se como hipótese que, se as oficinas promovidas pelo CAEd a professores alfabetizadores se estruturassem com foco nas intervenções pedagógicas, mediante a articulação das informações estatísticas das avaliações e o currículo, poderia haver uma contribuição mais significativa para o processo de apropriação dos resultados. O objetivo geral desta dissertação, portanto, foi compreender como vêm ocorrendo as oficinas de divulgação e apropriação de resultados das avaliações de alfabetização, sob a responsabilidade do CAEd, analisando de que maneira podem ser aprimoradas com intuito de contribuir para a atuação de gestores e professores alfabetizadores. Definiram-se como objetivos específicos: i) descrever o CAEd e as oficinas de alfabetização ministradas no Espírito Santo e em Teresina, com vistas a mapear as evidências da pesquisa; ii) analisar os dados obtidos à luz de referências que discutem a política de avaliação em larga escala e a apropriação dos resultados das avaliações; iii) propor um plano de ação, o qual contribua com o processo de formação dos profissionais do CAEd. O estudo apoiou-se em uma abordagem metodológica qualitativa, cujos instrumentos foram: i) a entrevista semiestruturada e ii) análise de registro das oficinas. Os resultados obtidos apontaram para uma reavaliação das oficinas, propondo ajustes que poderiam contribuir para a implementação de um ciclo virtuoso: currículo – matriz de avaliação em larga escala como fonte de informação no processo de apropriação de resultados – retomada ao currículo. As evidências desta dissertação a proposição do Plano de Ação Estratégico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOficinas de divulgação e apropriação de resultadospt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCAEdpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectDissemination and appropriation of results workshopspt_BR
dc.subjectLarge-scale evaluationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectResumept_BR
dc.subjectProfessional developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação em larga escala: uma análise das oficinas de divulgação de resultados de avaliações da alfabetizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons