https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1383
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariaepifaniadefrancagalvaovalenca.pdf | 903.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Avaliação educacional: um estudo sobre o projeto ampliação da jornada pedagógica |
Autor(es): | Valença, Maria Epifania de França Galvão |
Orientador: | Melo , Manuel Palácios da Cunha e |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Lina Katia de Mesquita |
Miembros Examinadores: | Magaldi, Juliana Alves |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto a análise do Projeto de Ampliação da Jornada Pedagógica-PAJP, da Gerencia Regional de Ensino do Sertão do Alto Pajeú, no Estado de Pernambuco, implantado a partir de duas vertentes: a política de modernização da gestão por resultados criada pelo Governo Estadual, e a necessidade de corrigir os baixos indicadores educacionais apresentados pela GRE nas avaliações externas. A hipótese básica é a de que o PAJP pode ter influenciado a elevação dos indicadores desta Regional, por comparação com as demais existentes no Estado. Uma análise de âmbito nacional mostrou que resultados positivos foram alcançados por programas semelhantes, como o PAIC no Ceará e o PIP em Minas Gerais. A conclusão desse estudo é a de que o PAJP deve ser aperfeiçoado, buscando maior integração entre agentes e instituições envolvidas na educação básica, tal como nos outros projetos mencionados, transformando-se em política de estado para as demais regionais de Pernambuco e integrando-se à política de bonificação desenvolvida pelo governo estadual. |
Resumen : | This study aimed to analyze the Pedagogical Journey Extension Project - PAJP in Gerência Regional de Ensino (GRE) Sertão do Alto Pajeú in the State of Pernambuco , deployed from two aspects : the policy of modernization of management by results created by State Government , and the need to correct the low educational indicators presented by GRE in external evaluations . The basic hypothesis is that the PAJP may have influenced the rise of this Regional indicators in comparison with others existing in the State . A nationwide analysis showed that positive results have been achieved by similar programs such as PAIC and PIP, in Ceará and Minas Gerais. The results of the study pointed to the importance of increasing the PAJP to other GREs to contribute to reducing rates of school failure, turning it into a state policy , integrated to Bonus Educational Performance Policy of Pernambuco State. |
Palabras clave : | Avaliação externa Aprendizagem Gestão Monitoramento External evaluation Learning Management Monitoring |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1383 |
Fecha de publicación : | 30-oct-2013 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.