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dc.contributor.advisor1Melo , Manuel Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760099A0pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Lina Katia de Mesquita-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794A7pt_BR
dc.contributor.referee2Magaldi, Juliana Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709357Z0pt_BR
dc.creatorValença, Maria Epifania de França Galvão-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728841A5pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-07T15:32:14Z-
dc.date.available2016-05-04-
dc.date.available2016-06-07T15:32:14Z-
dc.date.issued2013-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1383-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the Pedagogical Journey Extension Project - PAJP in Gerência Regional de Ensino (GRE) Sertão do Alto Pajeú in the State of Pernambuco , deployed from two aspects : the policy of modernization of management by results created by State Government , and the need to correct the low educational indicators presented by GRE in external evaluations . The basic hypothesis is that the PAJP may have influenced the rise of this Regional indicators in comparison with others existing in the State . A nationwide analysis showed that positive results have been achieved by similar programs such as PAIC and PIP, in Ceará and Minas Gerais. The results of the study pointed to the importance of increasing the PAJP to other GREs to contribute to reducing rates of school failure, turning it into a state policy , integrated to Bonus Educational Performance Policy of Pernambuco State.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto a análise do Projeto de Ampliação da Jornada Pedagógica-PAJP, da Gerencia Regional de Ensino do Sertão do Alto Pajeú, no Estado de Pernambuco, implantado a partir de duas vertentes: a política de modernização da gestão por resultados criada pelo Governo Estadual, e a necessidade de corrigir os baixos indicadores educacionais apresentados pela GRE nas avaliações externas. A hipótese básica é a de que o PAJP pode ter influenciado a elevação dos indicadores desta Regional, por comparação com as demais existentes no Estado. Uma análise de âmbito nacional mostrou que resultados positivos foram alcançados por programas semelhantes, como o PAIC no Ceará e o PIP em Minas Gerais. A conclusão desse estudo é a de que o PAJP deve ser aperfeiçoado, buscando maior integração entre agentes e instituições envolvidas na educação básica, tal como nos outros projetos mencionados, transformando-se em política de estado para as demais regionais de Pernambuco e integrando-se à política de bonificação desenvolvida pelo governo estadual.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação educacional: um estudo sobre o projeto ampliação da jornada pedagógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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