Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1383
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaepifaniadefrancagalvaovalenca.pdf903.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Avaliação educacional: um estudo sobre o projeto ampliação da jornada pedagógica
Author: Valença, Maria Epifania de França Galvão
First Advisor: Melo , Manuel Palácios da Cunha e
Referee Member: Oliveira, Lina Katia de Mesquita
Referee Member: Magaldi, Juliana Alves
Resumo: Este trabalho tem como objeto a análise do Projeto de Ampliação da Jornada Pedagógica-PAJP, da Gerencia Regional de Ensino do Sertão do Alto Pajeú, no Estado de Pernambuco, implantado a partir de duas vertentes: a política de modernização da gestão por resultados criada pelo Governo Estadual, e a necessidade de corrigir os baixos indicadores educacionais apresentados pela GRE nas avaliações externas. A hipótese básica é a de que o PAJP pode ter influenciado a elevação dos indicadores desta Regional, por comparação com as demais existentes no Estado. Uma análise de âmbito nacional mostrou que resultados positivos foram alcançados por programas semelhantes, como o PAIC no Ceará e o PIP em Minas Gerais. A conclusão desse estudo é a de que o PAJP deve ser aperfeiçoado, buscando maior integração entre agentes e instituições envolvidas na educação básica, tal como nos outros projetos mencionados, transformando-se em política de estado para as demais regionais de Pernambuco e integrando-se à política de bonificação desenvolvida pelo governo estadual.
Abstract: This study aimed to analyze the Pedagogical Journey Extension Project - PAJP in Gerência Regional de Ensino (GRE) Sertão do Alto Pajeú in the State of Pernambuco , deployed from two aspects : the policy of modernization of management by results created by State Government , and the need to correct the low educational indicators presented by GRE in external evaluations . The basic hypothesis is that the PAJP may have influenced the rise of this Regional indicators in comparison with others existing in the State . A nationwide analysis showed that positive results have been achieved by similar programs such as PAIC and PIP, in Ceará and Minas Gerais. The results of the study pointed to the importance of increasing the PAJP to other GREs to contribute to reducing rates of school failure, turning it into a state policy , integrated to Bonus Educational Performance Policy of Pernambuco State.
Keywords: Avaliação externa
Aprendizagem
Gestão
Monitoramento
External evaluation
Learning
Management
Monitoring
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1383
Issue Date: 30-Oct-2013
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.