Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13628
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hérikateixeiradesouza.pdf4.38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Formação Docente
Título: Diálogos e vivências: Geografia Escolar no Ensino Remoto Emergencial
Autor(es): Souza, Hérika Teixeira de
Primeiro Orientador: Rodrigues, Andreia de Souza Ribeiro
Second Advisor: Costa, Bruno Muniz Figueiredo
Co-orientador: Lopes, Leandro Faber
Co-orientador: Lopes, Jader Janer Moreira
Membro da banca: Rodrigues, Andreia de Souza Ribeiro
Membro da banca: Costa, Bruno Muniz Figueiredo
Membro da banca: Lopes, Leandro Faber
Membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Membro da banca: Ganimi, Rosângela Nasser
Resumo: O presente trabalho se insere no contexto do Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolvido no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. Tomando como referencial teórico Vigotski, a pesquisa nele contida tem por objetivo compreender as vivências de estudantes com a Geografia Escolar no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Tendo a pesquisa qualitativa como condutora, o caminho investigativo foi a realização de entrevistas semi estruturadas. Encontra-se organizado em três momentos: no primeiro é construído uma narrativa da trajetória escolar e acadêmica da autora, no segundo suas vivências no programa de Residência Docente e no terceiro traz a respeito da pesquisa em questão. Inspirado nos estudos da heterociência e em Bakhtin, é feito um exercício de trazer os dados da pesquisa em formato narrativo, ao invés do gênero dissertativo, para que os próprios sujeitos da pesquisa digam como vivenciam a Geografia Escolar no ERE. O intuito, com isso, é alcançar uma escrita dialógica mantendo as palavras dos sujeitos equipotentes.
Abstract: -
Palavras-chave: Geografia Escolar
Ensino Remoto Emergencial
Formação continuada
Heterociência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Colégio de Aplicação João XXIII
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13628
Data do documento: 24-Ago-2021
Aparece nas coleções:TFD (Trabalho de Formação Docente)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons