https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13628
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hérikateixeiradesouza.pdf | 4.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Formação Docente |
Título: | Diálogos e vivências: Geografia Escolar no Ensino Remoto Emergencial |
Autor(es): | Souza, Hérika Teixeira de |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Andreia de Souza Ribeiro |
Second Advisor: | Costa, Bruno Muniz Figueiredo |
Co-orientador: | Lopes, Leandro Faber |
Co-orientador: | Lopes, Jader Janer Moreira |
Membro da banca: | Rodrigues, Andreia de Souza Ribeiro |
Membro da banca: | Costa, Bruno Muniz Figueiredo |
Membro da banca: | Lopes, Leandro Faber |
Membro da banca: | Lopes, Jader Janer Moreira |
Membro da banca: | Ganimi, Rosângela Nasser |
Resumo: | O presente trabalho se insere no contexto do Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolvido no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. Tomando como referencial teórico Vigotski, a pesquisa nele contida tem por objetivo compreender as vivências de estudantes com a Geografia Escolar no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Tendo a pesquisa qualitativa como condutora, o caminho investigativo foi a realização de entrevistas semi estruturadas. Encontra-se organizado em três momentos: no primeiro é construído uma narrativa da trajetória escolar e acadêmica da autora, no segundo suas vivências no programa de Residência Docente e no terceiro traz a respeito da pesquisa em questão. Inspirado nos estudos da heterociência e em Bakhtin, é feito um exercício de trazer os dados da pesquisa em formato narrativo, ao invés do gênero dissertativo, para que os próprios sujeitos da pesquisa digam como vivenciam a Geografia Escolar no ERE. O intuito, com isso, é alcançar uma escrita dialógica mantendo as palavras dos sujeitos equipotentes. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Geografia Escolar Ensino Remoto Emergencial Formação continuada Heterociência |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Colégio de Aplicação João XXIII |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13628 |
Data do documento: | 24-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | TFD (Trabalho de Formação Docente) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons