https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13621
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
annaluisavieiracordeiro.pdf | 515.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Formação Docente |
Título : | A inclusão no C.A João XXIII: articulações possíveis |
Autor(es): | Cordeiro, Anna Luisa Vieira |
Orientador: | Carmo, Adriana Fernandes do |
Second Advisor: | Santiago, Mylene Cristina |
Miembros Examinadores: | Santiago, Mylene Cristina |
Miembros Examinadores: | Carmo, Adriana Fernandes do |
Miembros Examinadores: | Vargas, Katiuscia |
Miembros Examinadores: | Pereira, Letícia Cristina |
Resumo: | Este estudo foi realizado buscando atender à necessidade de maior compreensão acerca desafios e possibilidades do trabalho de um Setor de Educação Especial dentro de um Colégio de Aplicação, com o objetivo de compreender como ele se organiza para atender as suas demandas durante o contexto do ensino remoto devido à pandemia da COVID 19. Também descreve como o mesmo tem se organizado para atender um aluno com Transtorno do Espectro Autista. Os resultados foram apresentados em termos qualitativos, a partir da observação de Atendimentos Educacionais Especializados, do relato de um membro do setor e de análise documental. Os marcos históricos e conceituais utilizados no trabalho foram a legislação que defende a educação inclusiva, autores como Hugo Beyer e Enicéia Mendes, com suas reflexões sobre inclusão escolar e Priscila Dantas com suas contribuições sobre o currículo e seu impacto nesse processo, Por fim, salienta-se a importância do trabalho coletivo para que uma escola se torne inclusiva. |
Resumen : | This study was carried out seeking to meet the need for greater understanding of the challenges and possibilities of the work of a Special Education Sector within a College of Application, with the aim of understanding how it organizes itself to meet its demands during the context of remote education due to the COVID 19 pandemic. It also describes how it has been organized to assist a student with Autistic Spectrum Disorder. The results were presented in qualitative terms, based on the observation of Specialized Educational Services, the report of a member of the sector and documentary analysis. Finally, the importance of collective work for a school to become inclusive is highlighted. |
Palabras clave : | Setor de Educação Especial Autismo Educação Inclusiva Special Education Sector Autism Inclusive Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Colégio de Aplicação João XXIII |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13621 |
Fecha de publicación : | 25-ago-2021 |
Aparece en las colecciones: | TFD (Trabalho de Formação Docente) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons