Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13621
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
annaluisavieiracordeiro.pdf515.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Formação Docente
Title: A inclusão no C.A João XXIII: articulações possíveis
Author: Cordeiro, Anna Luisa Vieira
First Advisor: Carmo, Adriana Fernandes do
Second Advisor: Santiago, Mylene Cristina
Referee Member: Santiago, Mylene Cristina
Referee Member: Carmo, Adriana Fernandes do
Referee Member: Vargas, Katiuscia
Referee Member: Pereira, Letícia Cristina
Resumo: Este estudo foi realizado buscando atender à necessidade de maior compreensão acerca desafios e possibilidades do trabalho de um Setor de Educação Especial dentro de um Colégio de Aplicação, com o objetivo de compreender como ele se organiza para atender as suas demandas durante o contexto do ensino remoto devido à pandemia da COVID 19. Também descreve como o mesmo tem se organizado para atender um aluno com Transtorno do Espectro Autista. Os resultados foram apresentados em termos qualitativos, a partir da observação de Atendimentos Educacionais Especializados, do relato de um membro do setor e de análise documental. Os marcos históricos e conceituais utilizados no trabalho foram a legislação que defende a educação inclusiva, autores como Hugo Beyer e Enicéia Mendes, com suas reflexões sobre inclusão escolar e Priscila Dantas com suas contribuições sobre o currículo e seu impacto nesse processo, Por fim, salienta-se a importância do trabalho coletivo para que uma escola se torne inclusiva.
Abstract: This study was carried out seeking to meet the need for greater understanding of the challenges and possibilities of the work of a Special Education Sector within a College of Application, with the aim of understanding how it organizes itself to meet its demands during the context of remote education due to the COVID 19 pandemic. It also describes how it has been organized to assist a student with Autistic Spectrum Disorder. The results were presented in qualitative terms, based on the observation of Specialized Educational Services, the report of a member of the sector and documentary analysis. Finally, the importance of collective work for a school to become inclusive is highlighted.
Keywords: Setor de Educação Especial
Autismo
Educação Inclusiva
Special Education Sector
Autism
Inclusive Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Colégio de Aplicação João XXIII
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13621
Issue Date: 25-Aug-2021
Appears in Collections:TFD (Trabalho de Formação Docente)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons