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dc.contributor.advisor1Carmo, Adriana Fernandes do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6318124429430595pt_BR
dc.contributor.advisor2Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee2Carmo, Adriana Fernandes do-
dc.contributor.referee3Vargas, Katiuscia-
dc.contributor.referee4Pereira, Letícia Cristina-
dc.creatorCordeiro, Anna Luisa Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9798501269828851pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T15:09:12Z-
dc.date.available2021-10-28-
dc.date.available2021-11-25T15:09:12Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13621-
dc.description.abstractThis study was carried out seeking to meet the need for greater understanding of the challenges and possibilities of the work of a Special Education Sector within a College of Application, with the aim of understanding how it organizes itself to meet its demands during the context of remote education due to the COVID 19 pandemic. It also describes how it has been organized to assist a student with Autistic Spectrum Disorder. The results were presented in qualitative terms, based on the observation of Specialized Educational Services, the report of a member of the sector and documentary analysis. Finally, the importance of collective work for a school to become inclusive is highlighted.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo foi realizado buscando atender à necessidade de maior compreensão acerca desafios e possibilidades do trabalho de um Setor de Educação Especial dentro de um Colégio de Aplicação, com o objetivo de compreender como ele se organiza para atender as suas demandas durante o contexto do ensino remoto devido à pandemia da COVID 19. Também descreve como o mesmo tem se organizado para atender um aluno com Transtorno do Espectro Autista. Os resultados foram apresentados em termos qualitativos, a partir da observação de Atendimentos Educacionais Especializados, do relato de um membro do setor e de análise documental. Os marcos históricos e conceituais utilizados no trabalho foram a legislação que defende a educação inclusiva, autores como Hugo Beyer e Enicéia Mendes, com suas reflexões sobre inclusão escolar e Priscila Dantas com suas contribuições sobre o currículo e seu impacto nesse processo, Por fim, salienta-se a importância do trabalho coletivo para que uma escola se torne inclusiva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentColégio de Aplicação João XXIIIpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSetor de Educação Especialpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectSpecial Education Sectorpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA inclusão no C.A João XXIII: articulações possíveispt_BR
dc.typeTrabalho de Formação Docentept_BR
Appears in Collections:TFD (Trabalho de Formação Docente)



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