https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1344
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ednadejesussilva.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Desafios à participação dos alunos do terceiro ciclo do ensino fundamental no programa escola integrada |
Autor(es): | Silva, Edna de Jesus |
Orientador: | Dutra, Rogéria Campos de Almeida |
Miembros Examinadores: | Carvalho, Rodrigo Chaves de Mello Rodrigues de |
Miembros Examinadores: | Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo |
Resumo: | O presente trabalho expõe os resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora. Seu objetivo foi analisar a participação dos alunos do terceiro ciclo do ensino fundamental no Programa Escola Integrada. Para tanto foram feitas entrevistas e aplicados questionários para gestores e alunos de três escolas da rede municipal de Belo Horizonte. Os dados obtidos permitiram uma análise das ações da equipe gestora com relação ao referido programa, bem como a compreensão das demandas dos educandos. Dessa forma, foi possível perceber a necessidade de rever a implementação e a gestão de tal proposta na escola, no sentido de superar a falta de interesse dos discentes pelas atividades. Por fim, no Plano de Ação Educacional, foram elaboradas propostas a fim de atender à necessidade observada. |
Resumen : | This paper presents the results of a research carried out under the Master Professional Graduate Program in Management and Public Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora. The objective was to analyze the participation of students of the third cycle in Primary Education program. To achieve the present goal, we made interviews and questionnaires to managers and students from three public schools of Belo Horizonte. The data obtained allowed the analysis of the actions of the management team of Integrated School Program in the schools surveyed. In consequence, we noticed the necessity to modify the implementation and the management of the program in the researched schools to surpass the lack of interest of students by program activities. Finally, we present an Educational Action Plan that have been prepared in order to service to this perceived need. |
Palabras clave : | Gestão escolar Ampliação da jornada escolar Programa Escola Integrada School management Extension of school time Integrated School Program |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1344 |
Fecha de publicación : | 29-dic-2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.