Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1344
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ednadejesussilva.pdf1.29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Desafios à participação dos alunos do terceiro ciclo do ensino fundamental no programa escola integrada
Autor(es): Silva, Edna de Jesus
Orientador: Dutra, Rogéria Campos de Almeida
Miembros Examinadores: Carvalho, Rodrigo Chaves de Mello Rodrigues de
Miembros Examinadores: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Resumo: O presente trabalho expõe os resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora. Seu objetivo foi analisar a participação dos alunos do terceiro ciclo do ensino fundamental no Programa Escola Integrada. Para tanto foram feitas entrevistas e aplicados questionários para gestores e alunos de três escolas da rede municipal de Belo Horizonte. Os dados obtidos permitiram uma análise das ações da equipe gestora com relação ao referido programa, bem como a compreensão das demandas dos educandos. Dessa forma, foi possível perceber a necessidade de rever a implementação e a gestão de tal proposta na escola, no sentido de superar a falta de interesse dos discentes pelas atividades. Por fim, no Plano de Ação Educacional, foram elaboradas propostas a fim de atender à necessidade observada.
Resumen : This paper presents the results of a research carried out under the Master Professional Graduate Program in Management and Public Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora. The objective was to analyze the participation of students of the third cycle in Primary Education program. To achieve the present goal, we made interviews and questionnaires to managers and students from three public schools of Belo Horizonte. The data obtained allowed the analysis of the actions of the management team of Integrated School Program in the schools surveyed. In consequence, we noticed the necessity to modify the implementation and the management of the program in the researched schools to surpass the lack of interest of students by program activities. Finally, we present an Educational Action Plan that have been prepared in order to service to this perceived need.
Palabras clave : Gestão escolar
Ampliação da jornada escolar
Programa Escola Integrada
School management
Extension of school time
Integrated School Program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1344
Fecha de publicación : 29-dic-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.