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Tipo: Tese
Título: Do eu ao si-mesmo: um comentário crítico aos aforismos do Tantra Yoga da Ananda Marga
Autor(es): Carvalho, Rafaela Campos de
Primeiro Orientador: Loundo, Dilip
Membro da banca: Sudário Cabral, Jimmy
Membro da banca: Florentino Neto, Antonio
Membro da banca: Turci, Rubens
Membro da banca: Kofes, Maria Suely
Resumo: A presente tese tem por objetivo apresentar uma vertente contemporânea da tradição da filosofia indiana, o Tantra Yoga da Ānanda Mārga. Realiza-se, primeiramente, sua localização teórica e, em seguida, aborda-se sua ontologia e praxiologia. A tese desenvolve-se através de um diálogo hermenêutico com o Ānanda Sūtraṃ, produção textual central do guru e autor da linhagem tântrica, Ānandamūrti. Através de uma tradução própria dos aforismos (sūtra) reunidos no referido texto elabora-se um discurso que lida com os conceitos postos de forma cumulativa e gradual. Visa-se apresentar, de forma clara, os princípios constitutivos da interdependência ontológica proposta através de seu perspectivismo monista (advaitadvaitādvaitavāda), assim como os mecanismos práticos para sua realização pragmática. O texto debruça-se, assim, sobre o desvendamento de uma realidade (jagat) simultaneamente plural e una, uma vez que modo de ser daquilo que se toma pelo princípio do Ser/Consciência (Brahman). A narrativa busca, portanto, demonstrar que a noção de sujeito (jīvātman) encontra-se em uma alteridade radical, da qual os entes são seu desdobramento. Há, assim, uma epistemologia pedagógica cuja proposta soteriológica pretende dispor ao adepto a completude permanente do desejo de felicidade (mokṣa). Para tanto, o texto dispõe e a tese apresenta, as diretrizes para a ação cotidiana segundo a Ānanda Mārga, as quais constituem uma luta visceral (sādhana) pelo estabelecimento da empatia originária – em si-mesmo e na sociedade
Abstract: The goal of this thesis is to present a contemporary branch of Indian philosophy, the Tantra Yoga of Ānanda Mārga. It starts by localizing the theory, following with addressing its ontology and praxiology. This thesis is developed through a critical and hermeneutic dialogue with the Ānanda Sūtraṃ, the central textual product of the guru and author of this tantric lineage, Ānandamūrti. Through proper translation of the aphorisms (sūtra) collected in the aforementioned text, a discourse is elaborated which deals with the posited concepts in a cumulative and gradual way. The goal is to present, in a clear way, the constituent principles of the proposed ontological interdependency through its monist perspectivism (advaitadvaitādvaitavāda), as well as the practical mechanisms for its pragmatic actualization. The text addresses, as such, the unveiling of a reality (jagat) that is simultaneously plural and whole, as the embodiment of the principle of Being/Conscience (Brahman). The narrative seeks, therefore, to demonstrate that the notion of subject (jīvātman) is found in a radical otherness of which beings are unfoldings. As such, there is a pedagogical epistemology, the soteriological proposal of which aims to furnish the adept with the permanent fulfillment of the desire for happiness (mokṣa). In order to do that, the text disposes, and this thesis presents, the directives for day-to-day action according to Ānanda Mārga, which constitute a visceral fight (sādhana) in order to establish originary empathy – in oneself and in society.
Palavras-chave: Tantra Yoga
Filosofia indiana
Ānanda Mārga
Noção de sujeito
Sânscrito
Aforismos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00054
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13416
Data do documento: 26-Jul-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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