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dc.contributor.advisor1Loundo, Dilip-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8708626833608018pt_BR
dc.contributor.referee1Sudário Cabral, Jimmy-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5534543538363263pt_BR
dc.contributor.referee2Florentino Neto, Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2760209840597803pt_BR
dc.contributor.referee3Turci, Rubens-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062710679748110pt_BR
dc.contributor.referee4Kofes, Maria Suely-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4348192902683537pt_BR
dc.creatorCarvalho, Rafaela Campos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326225940669013pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-16T20:20:32Z-
dc.date.available2021-09-16-
dc.date.available2021-09-16T20:20:32Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00054pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13416-
dc.description.abstractThe goal of this thesis is to present a contemporary branch of Indian philosophy, the Tantra Yoga of Ānanda Mārga. It starts by localizing the theory, following with addressing its ontology and praxiology. This thesis is developed through a critical and hermeneutic dialogue with the Ānanda Sūtraṃ, the central textual product of the guru and author of this tantric lineage, Ānandamūrti. Through proper translation of the aphorisms (sūtra) collected in the aforementioned text, a discourse is elaborated which deals with the posited concepts in a cumulative and gradual way. The goal is to present, in a clear way, the constituent principles of the proposed ontological interdependency through its monist perspectivism (advaitadvaitādvaitavāda), as well as the practical mechanisms for its pragmatic actualization. The text addresses, as such, the unveiling of a reality (jagat) that is simultaneously plural and whole, as the embodiment of the principle of Being/Conscience (Brahman). The narrative seeks, therefore, to demonstrate that the notion of subject (jīvātman) is found in a radical otherness of which beings are unfoldings. As such, there is a pedagogical epistemology, the soteriological proposal of which aims to furnish the adept with the permanent fulfillment of the desire for happiness (mokṣa). In order to do that, the text disposes, and this thesis presents, the directives for day-to-day action according to Ānanda Mārga, which constitute a visceral fight (sādhana) in order to establish originary empathy – in oneself and in society.pt_BR
dc.description.resumoA presente tese tem por objetivo apresentar uma vertente contemporânea da tradição da filosofia indiana, o Tantra Yoga da Ānanda Mārga. Realiza-se, primeiramente, sua localização teórica e, em seguida, aborda-se sua ontologia e praxiologia. A tese desenvolve-se através de um diálogo hermenêutico com o Ānanda Sūtraṃ, produção textual central do guru e autor da linhagem tântrica, Ānandamūrti. Através de uma tradução própria dos aforismos (sūtra) reunidos no referido texto elabora-se um discurso que lida com os conceitos postos de forma cumulativa e gradual. Visa-se apresentar, de forma clara, os princípios constitutivos da interdependência ontológica proposta através de seu perspectivismo monista (advaitadvaitādvaitavāda), assim como os mecanismos práticos para sua realização pragmática. O texto debruça-se, assim, sobre o desvendamento de uma realidade (jagat) simultaneamente plural e una, uma vez que modo de ser daquilo que se toma pelo princípio do Ser/Consciência (Brahman). A narrativa busca, portanto, demonstrar que a noção de sujeito (jīvātman) encontra-se em uma alteridade radical, da qual os entes são seu desdobramento. Há, assim, uma epistemologia pedagógica cuja proposta soteriológica pretende dispor ao adepto a completude permanente do desejo de felicidade (mokṣa). Para tanto, o texto dispõe e a tese apresenta, as diretrizes para a ação cotidiana segundo a Ānanda Mārga, as quais constituem uma luta visceral (sādhana) pelo estabelecimento da empatia originária – em si-mesmo e na sociedadept_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTantra Yogapt_BR
dc.subjectFilosofia indianapt_BR
dc.subjectĀnanda Mārgapt_BR
dc.subjectNoção de sujeitopt_BR
dc.subjectSânscritopt_BR
dc.subjectAforismospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDo eu ao si-mesmo: um comentário crítico aos aforismos do Tantra Yoga da Ananda Margapt_BR
dc.typeTesept_BR
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