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Type: Tese
Title: Do eu ao si-mesmo: um comentário crítico aos aforismos do Tantra Yoga da Ananda Marga
Author: Carvalho, Rafaela Campos de
First Advisor: Loundo, Dilip
Referee Member: Sudário Cabral, Jimmy
Referee Member: Florentino Neto, Antonio
Referee Member: Turci, Rubens
Referee Member: Kofes, Maria Suely
Resumo: A presente tese tem por objetivo apresentar uma vertente contemporânea da tradição da filosofia indiana, o Tantra Yoga da Ānanda Mārga. Realiza-se, primeiramente, sua localização teórica e, em seguida, aborda-se sua ontologia e praxiologia. A tese desenvolve-se através de um diálogo hermenêutico com o Ānanda Sūtraṃ, produção textual central do guru e autor da linhagem tântrica, Ānandamūrti. Através de uma tradução própria dos aforismos (sūtra) reunidos no referido texto elabora-se um discurso que lida com os conceitos postos de forma cumulativa e gradual. Visa-se apresentar, de forma clara, os princípios constitutivos da interdependência ontológica proposta através de seu perspectivismo monista (advaitadvaitādvaitavāda), assim como os mecanismos práticos para sua realização pragmática. O texto debruça-se, assim, sobre o desvendamento de uma realidade (jagat) simultaneamente plural e una, uma vez que modo de ser daquilo que se toma pelo princípio do Ser/Consciência (Brahman). A narrativa busca, portanto, demonstrar que a noção de sujeito (jīvātman) encontra-se em uma alteridade radical, da qual os entes são seu desdobramento. Há, assim, uma epistemologia pedagógica cuja proposta soteriológica pretende dispor ao adepto a completude permanente do desejo de felicidade (mokṣa). Para tanto, o texto dispõe e a tese apresenta, as diretrizes para a ação cotidiana segundo a Ānanda Mārga, as quais constituem uma luta visceral (sādhana) pelo estabelecimento da empatia originária – em si-mesmo e na sociedade
Abstract: The goal of this thesis is to present a contemporary branch of Indian philosophy, the Tantra Yoga of Ānanda Mārga. It starts by localizing the theory, following with addressing its ontology and praxiology. This thesis is developed through a critical and hermeneutic dialogue with the Ānanda Sūtraṃ, the central textual product of the guru and author of this tantric lineage, Ānandamūrti. Through proper translation of the aphorisms (sūtra) collected in the aforementioned text, a discourse is elaborated which deals with the posited concepts in a cumulative and gradual way. The goal is to present, in a clear way, the constituent principles of the proposed ontological interdependency through its monist perspectivism (advaitadvaitādvaitavāda), as well as the practical mechanisms for its pragmatic actualization. The text addresses, as such, the unveiling of a reality (jagat) that is simultaneously plural and whole, as the embodiment of the principle of Being/Conscience (Brahman). The narrative seeks, therefore, to demonstrate that the notion of subject (jīvātman) is found in a radical otherness of which beings are unfoldings. As such, there is a pedagogical epistemology, the soteriological proposal of which aims to furnish the adept with the permanent fulfillment of the desire for happiness (mokṣa). In order to do that, the text disposes, and this thesis presents, the directives for day-to-day action according to Ānanda Mārga, which constitute a visceral fight (sādhana) in order to establish originary empathy – in oneself and in society.
Keywords: Tantra Yoga
Filosofia indiana
Ānanda Mārga
Noção de sujeito
Sânscrito
Aforismos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00054
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13416
Issue Date: 26-Jul-2021
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