Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13385
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ulyssestavaresteixeira.pdfPDF/A1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O professor faz diferença? Análise dos resultados de desempenho dos estudantes brasileiros no Enem 2015
Author: Teixeira, Ulysses Tavares
First Advisor: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Oliveira, Helena Rivelli de
Referee Member: Oliveira, Daniela Barbosa de
Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar as possíveis relações que podem ser observadas entre a proporção de professores por estudantes (indicador de condições de oferta relacionado ao corpo docente) e o desempenho dos estudantes no Enem, utilizando os dados disponíveis relativos ao Censo da Educação Superior e ao Enem de 2015. A hipótese testada é a de que a proporção de professores por estudantes está diretamente relacionada ao desempenho para as escolas dentro de uma mesma faixa do indicador socioeconômico. Foram realizados testes de correlação e regressão entre as variáveis de interesse com dados de 925.090 estudantes e 499.089 professores vinculados a 14.945 escolas que atingiram as condições para cálculo do Enem por Escola. Os achados corroboram as indicações da literatura, que também aponta para impactos positivos dos professores no desempenho discente, em variadas dimensões, confirmando a atuação do professor como fator contextual associado ao desempenho sobre o qual a escola possui autonomia de ação, ainda que os coeficientes de correlação encontrados tenham sido baixos.
Abstract: -
Keywords: Avaliação educacional
Qualidade da educação
Efeito professor
Enem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13385
Issue Date: 23-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons