Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13385
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ulyssestavaresteixeira.pdfPDF/A1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Helena Rivelli de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Daniela Barbosa de-
dc.creatorTeixeira, Ulysses Tavares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2801800094960571pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T15:42:08Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-09-09T15:42:08Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13385-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo avaliar as possíveis relações que podem ser observadas entre a proporção de professores por estudantes (indicador de condições de oferta relacionado ao corpo docente) e o desempenho dos estudantes no Enem, utilizando os dados disponíveis relativos ao Censo da Educação Superior e ao Enem de 2015. A hipótese testada é a de que a proporção de professores por estudantes está diretamente relacionada ao desempenho para as escolas dentro de uma mesma faixa do indicador socioeconômico. Foram realizados testes de correlação e regressão entre as variáveis de interesse com dados de 925.090 estudantes e 499.089 professores vinculados a 14.945 escolas que atingiram as condições para cálculo do Enem por Escola. Os achados corroboram as indicações da literatura, que também aponta para impactos positivos dos professores no desempenho discente, em variadas dimensões, confirmando a atuação do professor como fator contextual associado ao desempenho sobre o qual a escola possui autonomia de ação, ainda que os coeficientes de correlação encontrados tenham sido baixos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectEfeito professorpt_BR
dc.subjectEnempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO professor faz diferença? Análise dos resultados de desempenho dos estudantes brasileiros no Enem 2015pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons