https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13380
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ricardobrazbezerra.pdf | PDF/A | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A Distorção idade e ano escolar e a política de progressão parcial para a correção do fluxo do 9º ano da etapa do ensino fundamental da rede pública estadual de Rondônia |
Autor(es): | Bezerra, Ricardo Braz |
Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
Miembros Examinadores: | Vilardi, Leonardo Ostwald |
Miembros Examinadores: | Vilardi, Luisa Gomes de Almeida |
Resumo: | A distorção idade e ano escolar é uma problemática persistente no cenário educacional brasileiro e em especial na rede de ensino do Estado de Rondônia em decorrência dos percentuais elevados. Este artigo propõe analisar as variações no indicador de distorção de escolarização do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais de ensino, no período de 2006 a 2019, mais para que isso seja possível temos que verificar as taxas de rendimento escolar, tais como de reprovação e de abandono, pois são elas as causadoras da distorção de escolaridade. Feita a análise desse indicador educacional serão levantadas hipóteses explicativas para as variações observadas, principalmente buscando relacioná-las com as políticas de correção de fluxo adotadas no Estado. Pode-se concluir da análise feita que a política pública adotada sobre a forma de regime de progressão parcial diminuiu a reprovação para o ensino regular fundamental anos finais, porém não é totalmente eficaz devido à manutenção de um alto índice de estudantes reprovados na rede. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Políticas públicas Taxas de rendimento Distorção do fluxo escolar Progressão parcial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13380 |
Fecha de publicación : | 26-abr-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons