Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13380
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ricardobrazbezerra.pdfPDF/A1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A Distorção idade e ano escolar e a política de progressão parcial para a correção do fluxo do 9º ano da etapa do ensino fundamental da rede pública estadual de Rondônia
Author: Bezerra, Ricardo Braz
First Advisor: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Vilardi, Leonardo Ostwald
Referee Member: Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Resumo: A distorção idade e ano escolar é uma problemática persistente no cenário educacional brasileiro e em especial na rede de ensino do Estado de Rondônia em decorrência dos percentuais elevados. Este artigo propõe analisar as variações no indicador de distorção de escolarização do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais de ensino, no período de 2006 a 2019, mais para que isso seja possível temos que verificar as taxas de rendimento escolar, tais como de reprovação e de abandono, pois são elas as causadoras da distorção de escolaridade. Feita a análise desse indicador educacional serão levantadas hipóteses explicativas para as variações observadas, principalmente buscando relacioná-las com as políticas de correção de fluxo adotadas no Estado. Pode-se concluir da análise feita que a política pública adotada sobre a forma de regime de progressão parcial diminuiu a reprovação para o ensino regular fundamental anos finais, porém não é totalmente eficaz devido à manutenção de um alto índice de estudantes reprovados na rede.
Abstract: -
Keywords: Políticas públicas
Taxas de rendimento
Distorção do fluxo escolar
Progressão parcial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13380
Issue Date: 26-Apr-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons