Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13374
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
luciaangelamacedofranca.pdfPDF/A1.75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliação do SAEPE e a contribuição da formação continuada de professores para a educação no estado de Pernambuco
Autor(es): França, Lucia Angela Macêdo
Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Miembros Examinadores: Barreto, Mônica da Motta Salles
Miembros Examinadores: Araujo, Eduardo Santos
Resumo: Neste texto, intenciona-se fazer uma análise sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) e a importância das Formações Continuadas para Professores para uma contribuição positiva nos resultados da avaliação em larga escala. O período histórico analisado tem um recorte dos anos 2017, 2018 e 2019 no componente curricular de Língua Portuguesa, tomando como base o 3º ano do ensino médio, por se entender que os estudantes, encerrando a educação básica, estejam dentro da média estabelecida pelo sistema. As informações usadas na análise tiveram base nas Revistas do SAEPE, e os dados produzidos estão organizados por participação dos estudantes na avaliação, proficiência média e padrão de desempenho. Os resultados demonstraram claramente a necessidade de mais investimentos na educação, especialmente nas formações continuadas de professores, uma vez que essa política pública é importante para a aprendizagem dos estudantes, refletindo positivamente nos resultados das avaliações.
Resumen : This text intends to analyze the Educational Evaluation System of Pernambuco (SAEPE) and the importance of Continuing Education for Teachers for a positive contribution to the results of the large-scale evaluation. The historical period analyzed has a cutting of the years 2017, 2018 and 2019 in the curricular component of Portuguese Language, based on the 3rd year of high school, as it is understood that the students, closing basic education, are within the average established by the system. The information used in the analysis were based on SAEPE Magazines, and the data produced are organized considering students' participation in the assessment, average proficiency, and performance standard. The results clearly demonstrated the need for more investments in education, especially in continuing teacher training, as this public policy is important for the learning of students which reflects positively on the evaluation results.
Palabras clave : Sistema de avaliação
Formação continuada
Educação básica
Política pública
Evaluation system
Continuing education
Basic education
Public politics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13374
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons