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dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Barreto, Mônica da Motta Salles-
dc.contributor.referee2Araujo, Eduardo Santos-
dc.creatorFrança, Lucia Angela Macêdo-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T15:30:40Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T15:30:40Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13374-
dc.description.abstractThis text intends to analyze the Educational Evaluation System of Pernambuco (SAEPE) and the importance of Continuing Education for Teachers for a positive contribution to the results of the large-scale evaluation. The historical period analyzed has a cutting of the years 2017, 2018 and 2019 in the curricular component of Portuguese Language, based on the 3rd year of high school, as it is understood that the students, closing basic education, are within the average established by the system. The information used in the analysis were based on SAEPE Magazines, and the data produced are organized considering students' participation in the assessment, average proficiency, and performance standard. The results clearly demonstrated the need for more investments in education, especially in continuing teacher training, as this public policy is important for the learning of students which reflects positively on the evaluation results.pt_BR
dc.description.resumoNeste texto, intenciona-se fazer uma análise sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) e a importância das Formações Continuadas para Professores para uma contribuição positiva nos resultados da avaliação em larga escala. O período histórico analisado tem um recorte dos anos 2017, 2018 e 2019 no componente curricular de Língua Portuguesa, tomando como base o 3º ano do ensino médio, por se entender que os estudantes, encerrando a educação básica, estejam dentro da média estabelecida pelo sistema. As informações usadas na análise tiveram base nas Revistas do SAEPE, e os dados produzidos estão organizados por participação dos estudantes na avaliação, proficiência média e padrão de desempenho. Os resultados demonstraram claramente a necessidade de mais investimentos na educação, especialmente nas formações continuadas de professores, uma vez que essa política pública é importante para a aprendizagem dos estudantes, refletindo positivamente nos resultados das avaliações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema de avaliaçãopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEvaluation systempt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectPublic politicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAvaliação do SAEPE e a contribuição da formação continuada de professores para a educação no estado de Pernambucopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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