Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13374
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luciaangelamacedofranca.pdfPDF/A1.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Avaliação do SAEPE e a contribuição da formação continuada de professores para a educação no estado de Pernambuco
Author: França, Lucia Angela Macêdo
First Advisor: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Barreto, Mônica da Motta Salles
Referee Member: Araujo, Eduardo Santos
Resumo: Neste texto, intenciona-se fazer uma análise sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) e a importância das Formações Continuadas para Professores para uma contribuição positiva nos resultados da avaliação em larga escala. O período histórico analisado tem um recorte dos anos 2017, 2018 e 2019 no componente curricular de Língua Portuguesa, tomando como base o 3º ano do ensino médio, por se entender que os estudantes, encerrando a educação básica, estejam dentro da média estabelecida pelo sistema. As informações usadas na análise tiveram base nas Revistas do SAEPE, e os dados produzidos estão organizados por participação dos estudantes na avaliação, proficiência média e padrão de desempenho. Os resultados demonstraram claramente a necessidade de mais investimentos na educação, especialmente nas formações continuadas de professores, uma vez que essa política pública é importante para a aprendizagem dos estudantes, refletindo positivamente nos resultados das avaliações.
Abstract: This text intends to analyze the Educational Evaluation System of Pernambuco (SAEPE) and the importance of Continuing Education for Teachers for a positive contribution to the results of the large-scale evaluation. The historical period analyzed has a cutting of the years 2017, 2018 and 2019 in the curricular component of Portuguese Language, based on the 3rd year of high school, as it is understood that the students, closing basic education, are within the average established by the system. The information used in the analysis were based on SAEPE Magazines, and the data produced are organized considering students' participation in the assessment, average proficiency, and performance standard. The results clearly demonstrated the need for more investments in education, especially in continuing teacher training, as this public policy is important for the learning of students which reflects positively on the evaluation results.
Keywords: Sistema de avaliação
Formação continuada
Educação básica
Política pública
Evaluation system
Continuing education
Basic education
Public politics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13374
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons