Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13367
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
giocondamariamedeirosazevedo.pdfPDF/A501.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma análise dos componentes de fluxo escolar das turmas do 5º ano de três escolas integrais em João Pessoa
Autor(es): Azevedo, Gioconda Maria Medeiros
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Barboza, Eleuza Maria Rodrigues
Membro da banca: Pereira, Allan de Gouvêa
Membro da banca: Santos, Mayanna Auxiliadora Martins
Resumo: Neste artigo, analisamos os dados dos indicadores de fluxo escolar de três escolas do município de João Pessoa: Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, Escola Municipal Radegundis Feitosa Nunes e Escola Municipal Educador Paulo Freire. O critério de escolha das citadas escolas se deu pelo motivo de, no caso a Escola Ana Cristina ser a escola Integral com o maior número de turmas, a segunda escola escolhida, a Radegundis Feitosa, se deu pelo fato de ser uma escola de Tempo Integral desde a sua fundação e a terceira escola, ou seja, a Escola Paulo Freire, por apresentar apenas o segmento Fundamental I. Arguimos que, conforme os índices dos indicadores de fluxo nos revelam o período de implantação do sistema de ensino integral, entre os anos de 2011 e 2019, há nas três escolas uma tendência que toma a forma de a) um período de variação das notas dos índices de fluxo e b) que, a determinada altura, há uma nítida melhora desses índices nas três escolas. Dessa forma, neste trabalho tivemos a oportunidade de analisar os dados dos indicadores do fluxo escolar e os números relativos aos componentes de rendimento nas três escolas de ensino integral localizadas do Município de João Pessoa, a fim de averiguar possíveis padrões e correlações que possam emergir das análises dos dados secundários de educação dessas unidades, nomeadamente, os dados do índice de fluxo escolar. Fazemos a nossa investigação em três etapas a fim de demonstrar o nosso argumento: primeiro contextualizamos a implementação das políticas de ensino integral em João Pessoa, depois apresentamos cada uma das três escolas, inclusive nos seus aspectos estruturais e socioeconômicos, e por fim, analisamos os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, comparando os resultados de cada escola entre si e elencando os melhores índices a cada ano investigado. Na nossa conclusão, também fornecemos algumas hipóteses sobre os fatores que podem ter contribuído para a melhora do desempenho das três escolas nesses índices.
Abstract: -
Palavras-chave: Fluxo escolar
Educação integral
Indicadores educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13367
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons