https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13367
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
giocondamariamedeirosazevedo.pdf | PDF/A | 501.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Uma análise dos componentes de fluxo escolar das turmas do 5º ano de três escolas integrais em João Pessoa |
Author: | Azevedo, Gioconda Maria Medeiros |
First Advisor: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-Advisor: | Barboza, Eleuza Maria Rodrigues |
Referee Member: | Pereira, Allan de Gouvêa |
Referee Member: | Santos, Mayanna Auxiliadora Martins |
Resumo: | Neste artigo, analisamos os dados dos indicadores de fluxo escolar de três escolas do município de João Pessoa: Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, Escola Municipal Radegundis Feitosa Nunes e Escola Municipal Educador Paulo Freire. O critério de escolha das citadas escolas se deu pelo motivo de, no caso a Escola Ana Cristina ser a escola Integral com o maior número de turmas, a segunda escola escolhida, a Radegundis Feitosa, se deu pelo fato de ser uma escola de Tempo Integral desde a sua fundação e a terceira escola, ou seja, a Escola Paulo Freire, por apresentar apenas o segmento Fundamental I. Arguimos que, conforme os índices dos indicadores de fluxo nos revelam o período de implantação do sistema de ensino integral, entre os anos de 2011 e 2019, há nas três escolas uma tendência que toma a forma de a) um período de variação das notas dos índices de fluxo e b) que, a determinada altura, há uma nítida melhora desses índices nas três escolas. Dessa forma, neste trabalho tivemos a oportunidade de analisar os dados dos indicadores do fluxo escolar e os números relativos aos componentes de rendimento nas três escolas de ensino integral localizadas do Município de João Pessoa, a fim de averiguar possíveis padrões e correlações que possam emergir das análises dos dados secundários de educação dessas unidades, nomeadamente, os dados do índice de fluxo escolar. Fazemos a nossa investigação em três etapas a fim de demonstrar o nosso argumento: primeiro contextualizamos a implementação das políticas de ensino integral em João Pessoa, depois apresentamos cada uma das três escolas, inclusive nos seus aspectos estruturais e socioeconômicos, e por fim, analisamos os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, comparando os resultados de cada escola entre si e elencando os melhores índices a cada ano investigado. Na nossa conclusão, também fornecemos algumas hipóteses sobre os fatores que podem ter contribuído para a melhora do desempenho das três escolas nesses índices. |
Abstract: | - |
Keywords: | Fluxo escolar Educação integral Indicadores educacionais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13367 |
Issue Date: | 25-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License