https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13367
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
giocondamariamedeirosazevedo.pdf | PDF/A | 501.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Barboza, Eleuza Maria Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0430398851018440 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Allan de Gouvêa | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Mayanna Auxiliadora Martins | - |
dc.creator | Azevedo, Gioconda Maria Medeiros | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T15:23:13Z | - |
dc.date.available | 2021-08-17 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T15:23:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13367 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo, analisamos os dados dos indicadores de fluxo escolar de três escolas do município de João Pessoa: Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, Escola Municipal Radegundis Feitosa Nunes e Escola Municipal Educador Paulo Freire. O critério de escolha das citadas escolas se deu pelo motivo de, no caso a Escola Ana Cristina ser a escola Integral com o maior número de turmas, a segunda escola escolhida, a Radegundis Feitosa, se deu pelo fato de ser uma escola de Tempo Integral desde a sua fundação e a terceira escola, ou seja, a Escola Paulo Freire, por apresentar apenas o segmento Fundamental I. Arguimos que, conforme os índices dos indicadores de fluxo nos revelam o período de implantação do sistema de ensino integral, entre os anos de 2011 e 2019, há nas três escolas uma tendência que toma a forma de a) um período de variação das notas dos índices de fluxo e b) que, a determinada altura, há uma nítida melhora desses índices nas três escolas. Dessa forma, neste trabalho tivemos a oportunidade de analisar os dados dos indicadores do fluxo escolar e os números relativos aos componentes de rendimento nas três escolas de ensino integral localizadas do Município de João Pessoa, a fim de averiguar possíveis padrões e correlações que possam emergir das análises dos dados secundários de educação dessas unidades, nomeadamente, os dados do índice de fluxo escolar. Fazemos a nossa investigação em três etapas a fim de demonstrar o nosso argumento: primeiro contextualizamos a implementação das políticas de ensino integral em João Pessoa, depois apresentamos cada uma das três escolas, inclusive nos seus aspectos estruturais e socioeconômicos, e por fim, analisamos os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, comparando os resultados de cada escola entre si e elencando os melhores índices a cada ano investigado. Na nossa conclusão, também fornecemos algumas hipóteses sobre os fatores que podem ter contribuído para a melhora do desempenho das três escolas nesses índices. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fluxo escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Uma análise dos componentes de fluxo escolar das turmas do 5º ano de três escolas integrais em João Pessoa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License