Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13352
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
veraluciagoncalvespires.pdfPDF/A564.42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Sistema municipal de avaliação educacional de São Luís (SIMAE): um estudo sobre o desempenho dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): Pires, Vera Lúcia Gonçalves
Orientador: Magrone, Eduardo
Miembros Examinadores: Figueiredo, Vitor Fonseca
Miembros Examinadores: Ferraz, Rosane Carmanini
Resumo: Este artigo apresenta uma análise do desempenho dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental nas avaliações do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís (SIMAE), nas edições de 2017 a 2019. O estudo faz uma correlação entre a melhoria do desempenho estudantil e as possíveis políticas implementadas pela rede. Quanto à metodologia, fez-se uma análise dos dados das avaliações externas do SIMAE, do documento “Educar Mais: junto no direito de aprender”, que representa a política macro da rede e dos relatórios das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) no ano de 2019. Para fundamentar o estudo, foram selecionados textos de pesquisadores das áreas de gestão, formação e avaliação educacional de larga escala. Desse modo, argumenta-se, neste trabalho, que os dados das avaliações externas, a exemplo do SIMAE, fornecem informações importantes que podem e devem subsidiar tomada de decisão referente à implementação de políticas públicas educacionais capazes de promover a melhoria do desempenho dos estudantes.
Resumen : -
Palabras clave : SIMAE
São Luís
Desempenho estudantil
Políticas educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13352
Fecha de publicación : 24-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons