Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13352
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
veraluciagoncalvespires.pdfPDF/A564.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Sistema municipal de avaliação educacional de São Luís (SIMAE): um estudo sobre o desempenho dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental
Author: Pires, Vera Lúcia Gonçalves
First Advisor: Magrone, Eduardo
Referee Member: Figueiredo, Vitor Fonseca
Referee Member: Ferraz, Rosane Carmanini
Resumo: Este artigo apresenta uma análise do desempenho dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental nas avaliações do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís (SIMAE), nas edições de 2017 a 2019. O estudo faz uma correlação entre a melhoria do desempenho estudantil e as possíveis políticas implementadas pela rede. Quanto à metodologia, fez-se uma análise dos dados das avaliações externas do SIMAE, do documento “Educar Mais: junto no direito de aprender”, que representa a política macro da rede e dos relatórios das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) no ano de 2019. Para fundamentar o estudo, foram selecionados textos de pesquisadores das áreas de gestão, formação e avaliação educacional de larga escala. Desse modo, argumenta-se, neste trabalho, que os dados das avaliações externas, a exemplo do SIMAE, fornecem informações importantes que podem e devem subsidiar tomada de decisão referente à implementação de políticas públicas educacionais capazes de promover a melhoria do desempenho dos estudantes.
Abstract: -
Keywords: SIMAE
São Luís
Desempenho estudantil
Políticas educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13352
Issue Date: 24-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons