Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13339
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosilenedemarcosbeghen.pdfPDF/A970.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A adequação da formação docente e os resultados do Saeb do ensino médio de Santa Catarina
Autor(es): Sbeghen, Rosilene Demarco
Primeiro Orientador: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Silva, Daniel Eveling da
Membro da banca: Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos Monteiro de
Resumo: O tema do presente estudo é o adequação da formação docente e tem por objetivo geral analisar o Indicador de Adequação da Formação Docente, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, e sua relação com à qualidade do desempenho das escolas de educação básica nas turmas das terceiras séries do Ensino Médio no estado de Santa Catarina. Temos o intuito de verificar se existe alguma influência entre esses dois indicadores nos resultados do Saeb. O método utilizado foi o levantamento de dados do Inep acerca do Indicador de adequação docente, relacionando-o com a proficiência dos estudantes nas avaliações em larga escala. Para isso, realiza-se uma pesquisa quantitativa com com dados secundários fornecidos pelo Inep. Como resultado obteve-se que docentes com formação superior de licenciatura na mesma disciplina que lecionam, ou bacharelado na mesma disciplina com curso de complementação pedagógica concluído, tendem a influenciar significativamente na proficiência de seus alunos nos resultados obtidos no Saeb.
Abstract: -
Palavras-chave: Formação docente
Educação
Saeb
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13339
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons