Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13339
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
rosilenedemarcosbeghen.pdfPDF/A970.85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A adequação da formação docente e os resultados do Saeb do ensino médio de Santa Catarina
Autor(es): Sbeghen, Rosilene Demarco
Orientador: Magrone, Eduardo
Miembros Examinadores: Silva, Daniel Eveling da
Miembros Examinadores: Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos Monteiro de
Resumo: O tema do presente estudo é o adequação da formação docente e tem por objetivo geral analisar o Indicador de Adequação da Formação Docente, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, e sua relação com à qualidade do desempenho das escolas de educação básica nas turmas das terceiras séries do Ensino Médio no estado de Santa Catarina. Temos o intuito de verificar se existe alguma influência entre esses dois indicadores nos resultados do Saeb. O método utilizado foi o levantamento de dados do Inep acerca do Indicador de adequação docente, relacionando-o com a proficiência dos estudantes nas avaliações em larga escala. Para isso, realiza-se uma pesquisa quantitativa com com dados secundários fornecidos pelo Inep. Como resultado obteve-se que docentes com formação superior de licenciatura na mesma disciplina que lecionam, ou bacharelado na mesma disciplina com curso de complementação pedagógica concluído, tendem a influenciar significativamente na proficiência de seus alunos nos resultados obtidos no Saeb.
Resumen : -
Palabras clave : Formação docente
Educação
Saeb
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13339
Fecha de publicación : 23-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons