Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13339
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rosilenedemarcosbeghen.pdfPDF/A970.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Daniel Eveling da-
dc.contributor.referee2Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos Monteiro de-
dc.creatorSbeghen, Rosilene Demarco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4194716498252031pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:39:07Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-09-09T14:39:07Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13339-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO tema do presente estudo é o adequação da formação docente e tem por objetivo geral analisar o Indicador de Adequação da Formação Docente, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, e sua relação com à qualidade do desempenho das escolas de educação básica nas turmas das terceiras séries do Ensino Médio no estado de Santa Catarina. Temos o intuito de verificar se existe alguma influência entre esses dois indicadores nos resultados do Saeb. O método utilizado foi o levantamento de dados do Inep acerca do Indicador de adequação docente, relacionando-o com a proficiência dos estudantes nas avaliações em larga escala. Para isso, realiza-se uma pesquisa quantitativa com com dados secundários fornecidos pelo Inep. Como resultado obteve-se que docentes com formação superior de licenciatura na mesma disciplina que lecionam, ou bacharelado na mesma disciplina com curso de complementação pedagógica concluído, tendem a influenciar significativamente na proficiência de seus alunos nos resultados obtidos no Saeb.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSaebpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA adequação da formação docente e os resultados do Saeb do ensino médio de Santa Catarinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons