Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13335
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
robsondossantos.pdfPDF/A934 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O efeito-escola e o desempenho dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas localizadas no campo
Autor(es): Santos, Robson dos
Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Magaldi, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Vilardi, Leonardo Ostwald
Miembros Examinadores: Lourenço, Joyce Louback
Resumo: O trabalho analisou o desempenho em Língua Portuguesa e em Matemática dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental em estabelecimentos públicos (municipais e estaduais) localizados nas áreas rurais do Brasil. Para isso utilizou uma amostra de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) aplicado em 2017, e investigou quais características das escolas no campo e dos estudantes estão correlacionadas à proficiência obtida. Para isso, foram utilizadas estatísticas descritivas, modelos de regressão linear e modelos multinível. Os resultados apontam que os estudantes em escolas no campo que trabalham fora e os que tinham sido reprovados apresentavam desempenho inferior em Língua Portuguesa e Matemática. A escolaridade dos pais e o nível socioeconômico apresentavam associação positiva com o desempenho, assim como a taxa de participação dos estudantes da escola na avaliação. Além disso, os dados sugerem que a escola no campo apresenta efeito sobre o aprendizado, o que precisa ser analisado com mais detalhes e com dados adicionais.
Resumen : -
Palabras clave : Efeito-Escola
Fatores associados
Avaliação
Escolas no campo
Desigualdades
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13335
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons