Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13335
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
robsondossantos.pdfPDF/A934 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O efeito-escola e o desempenho dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas localizadas no campo
Author: Santos, Robson dos
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Magaldi, Carolina Alves
Referee Member: Vilardi, Leonardo Ostwald
Referee Member: Lourenço, Joyce Louback
Resumo: O trabalho analisou o desempenho em Língua Portuguesa e em Matemática dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental em estabelecimentos públicos (municipais e estaduais) localizados nas áreas rurais do Brasil. Para isso utilizou uma amostra de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) aplicado em 2017, e investigou quais características das escolas no campo e dos estudantes estão correlacionadas à proficiência obtida. Para isso, foram utilizadas estatísticas descritivas, modelos de regressão linear e modelos multinível. Os resultados apontam que os estudantes em escolas no campo que trabalham fora e os que tinham sido reprovados apresentavam desempenho inferior em Língua Portuguesa e Matemática. A escolaridade dos pais e o nível socioeconômico apresentavam associação positiva com o desempenho, assim como a taxa de participação dos estudantes da escola na avaliação. Além disso, os dados sugerem que a escola no campo apresenta efeito sobre o aprendizado, o que precisa ser analisado com mais detalhes e com dados adicionais.
Abstract: -
Keywords: Efeito-Escola
Fatores associados
Avaliação
Escolas no campo
Desigualdades
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13335
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons