Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13335
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
robsondossantos.pdfPDF/A934 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.referee1Vilardi, Leonardo Ostwald-
dc.contributor.referee2Lourenço, Joyce Louback-
dc.creatorSantos, Robson dos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:27:42Z-
dc.date.available2021-08-25-
dc.date.available2021-09-09T14:27:42Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13335-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO trabalho analisou o desempenho em Língua Portuguesa e em Matemática dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental em estabelecimentos públicos (municipais e estaduais) localizados nas áreas rurais do Brasil. Para isso utilizou uma amostra de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) aplicado em 2017, e investigou quais características das escolas no campo e dos estudantes estão correlacionadas à proficiência obtida. Para isso, foram utilizadas estatísticas descritivas, modelos de regressão linear e modelos multinível. Os resultados apontam que os estudantes em escolas no campo que trabalham fora e os que tinham sido reprovados apresentavam desempenho inferior em Língua Portuguesa e Matemática. A escolaridade dos pais e o nível socioeconômico apresentavam associação positiva com o desempenho, assim como a taxa de participação dos estudantes da escola na avaliação. Além disso, os dados sugerem que a escola no campo apresenta efeito sobre o aprendizado, o que precisa ser analisado com mais detalhes e com dados adicionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEfeito-Escolapt_BR
dc.subjectFatores associadospt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEscolas no campopt_BR
dc.subjectDesigualdadespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO efeito-escola e o desempenho dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas localizadas no campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons