https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13331
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
prisciladearaujopinheiro.pdf | PDF/A | 494.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Indicadores educacionais: um comparativo entre escolas urbanas e escolas do campo de Rio Branco – Acre |
Autor(es): | Pinheiro, Priscila de Araújo |
Primeiro Orientador: | Magrone, Eduardo |
Membro da banca: | Vilardi, Luisa Gomes de Almeida |
Membro da banca: | Sousa, Lenise Teixeira de |
Resumo: | O presente estudo analisa os índices do Ideb e os indicadores de fluxo e desempenho das escolas urbanas e do campo da rede de ensino estadual da capital do Acre, Rio Branco, referente a etapa do ensino fundamental anos finais. A partir de uma metodologia quantitativa, com coleta de dados, secundários e de domínio público, na plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, procedeu-se a disposição dos dados em gráficos e tabelas para as devidas análises. Os resultados mostraram variações entre as escolas urbanas e rurais no que concerne ao Ideb e aos indicadores, entretanto, contrapondo a hipótese de que as escolas de educação do campo estariam sempre com índices abaixo das escolas urbanas, essa realidade não se consolidou em alguns momentos da análise. Com as análises feitas, este estudo pode auxiliar no aprimoramento de políticas públicas voltadas à Educação no estado do Acre. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Ideb Escolas urbanas Escolas do campo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13331 |
Data do documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons