Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13331
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
prisciladearaujopinheiro.pdfPDF/A494.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Indicadores educacionais: um comparativo entre escolas urbanas e escolas do campo de Rio Branco – Acre
Autor(es): Pinheiro, Priscila de Araújo
Primeiro Orientador: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Membro da banca: Sousa, Lenise Teixeira de
Resumo: O presente estudo analisa os índices do Ideb e os indicadores de fluxo e desempenho das escolas urbanas e do campo da rede de ensino estadual da capital do Acre, Rio Branco, referente a etapa do ensino fundamental anos finais. A partir de uma metodologia quantitativa, com coleta de dados, secundários e de domínio público, na plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, procedeu-se a disposição dos dados em gráficos e tabelas para as devidas análises. Os resultados mostraram variações entre as escolas urbanas e rurais no que concerne ao Ideb e aos indicadores, entretanto, contrapondo a hipótese de que as escolas de educação do campo estariam sempre com índices abaixo das escolas urbanas, essa realidade não se consolidou em alguns momentos da análise. Com as análises feitas, este estudo pode auxiliar no aprimoramento de políticas públicas voltadas à Educação no estado do Acre.
Abstract: -
Palavras-chave: Ideb
Escolas urbanas
Escolas do campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13331
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons